Quem são as Borboletas de Pacificador?

A série Pacificador apresentou as estranhas borboletas como vilões, mas os poderes e origens dessas criaturas ainda permanecem em grande parte misteriosos.

James Gunn, que é a mente principal por trás das adaptações de O Esquadrão Suicida e Pacificador, bem como Guardiões da Galáxia do MCU, é conhecido por mergulhar nos lugares mais obscuros dos quadrinhos. No entanto, ele também é hábil em inventar novos personagens e criaturas para as propriedades que ele adapta.

O Projeto Borboleta é mencionado logo no primeiro episódio de Pacificador. No episódio três, o anti-herói protagonista e sua equipe partem em uma missão para matar um senador dos EUA e descobre que secretamente ele e sua família são Borboletas.

Então, o que são as Borboletas em Pacificador, quais são seus poderes e qual é sua história pro trás disso? A seguir segue uma análise feita pelo site Screen Rant:

O que são as Borboletas de Pacificador?

As Borboletas, como são representadas no DCEU, são mostradas com mais detalhes no episódio 3 de Pacificador, Better Goff Dead.

Quando o Pacificador e Emilia Harcourt observam um alvo, eles veem a família das Borboletas derramar uma gosma estranha em tigelas e depois comê-la com algo que se projeta de suas bocas de maneira semelhante à probóscide de uma borboleta.

Quando o Pacificador atira no rosto do senador Goff com uma espingarda, abrindo sua cabeça, uma grande criatura parecida com um inseto emerge. A criatura tem asas iridescentes e um corpo grande, e parece escapar ilesa da situação.

As Borboletas de Pacificador parecem ser algum tipo de criatura parasita que assume o corpo de um hospedeiro. Dado o mapa de borboletas ativas, parece improvável que sejam pessoas nascidas com as criaturas dentro delas, pois a maturidade levaria muito tempo, mas são criaturas que infestam uma pessoa viva e assumem seus corpos.

A cena pós-créditos do episódio 1 potencialmente faz alusão a essa maneira de trabalhar, referenciando a sarna, uma condição da pele em que os ácaros se enterram sob a pele onde vivem e põem ovos.

A origem das Borboletas não é clara, mas dado que Pacificador é uma sequência de O Esquadrão Suicida que mostrou Starro sendo pego do espaço sideral, a possibilidade de que as Borboletas também sejam extraterrestres e sejam rastreadas pela Argus por um motivo semelhante faria sentido.

No que diz respeito às motivações, o fato de as Borboletas terem conquistado toda a família de um senador dos Estados Unidos sugere um objetivo de longo prazo de dominar o mundo reivindicando posições importantes na liderança mundial.

Cena de Pacificador (Reprodução / HBO Max)
Cena de Pacificador (Reprodução / HBO Max)

Os poderes das Borboletas

As próprias Borboletas parecem ser relativamente fracas, e fora de um corpo hospedeiro presumivelmente teriam pouco em termos de poderes especiais. A criatura em si parece ser capaz de suportar uma quantidade decente de dano quando dentro de um hospedeiro, já que a do senador Goff sobreviveu, mas eles ainda podem ser mortos, pois nenhuma Borboleta emergiu da um mulher que o Pacificador matou após ser atacado por ela.

Uma pessoa habitada por uma Borboleta ganha poderes semelhantes a um meta-humano, incluindo extrema resiliência e força que excede em muito as limitações físicas de um corpo humano tradicional.

No entanto, isso tem um custo para o humano infestado, pois a Borboleta parece assumir o controle de sua mente e, presumivelmente, causa danos a longo prazo ao interior do humano à medida que gesta dentro deles.

Existe possivelmente uma relação com o ophiocordyceps unilateralis, um fungo inseto-patogênico que se insere no cérebro de uma formiga, assume o controle de seu corpo e a levará a uma condição de zumbi para cumprir suas ordens de uma maneira que continua o ciclo de vida do fungo.

As Borboletas são da DC Comics?

As borboletas que aparecem em Pacificador não têm origem direta em nenhum quadrinho da DC e provavelmente são puramente uma invenção de James Gunn.

Os quadrinhos da DC têm muitos personagens com temas de borboletas, incluindo Madame Butterfly, Iron Butterfly e sua super-heroína The Butterfly. No entanto, esses heróis têm poderes baseados em vôo e não têm nenhuma semelhança com as borboletas de Pacificador.

Da mesma forma, a DC tem um personagem chamado Rainha Inseto, originalmente o interesse amoroso do Superman, Lana Lang, que tem a capacidade de controlar insetos, mas não de uma maneira que equivale a qualquer coisa de Pacificador e um dos vilões de Batman é o Mariposa Assassina, mas seus poderes estão relacionados em voar e sua arma de casulo.

Parece improvável que qualquer um desses personagens da DC Comics esteja relacionado às Borboletas em Pacificador, no entanto, James Gunn já fez algumas mudanças drásticas nas origens e poderes dos personagens de quadrinhos, então tudo é possível.

Cena de Pacificador (Reprodução / HBO Max)
Cena de Pacificador (Reprodução / HBO Max)

Quem está controlando as Borboletas?

Com o que o Pacificador mostrou das Borboletas até agora, parece que seu poder é global, o que levanta a questão de saber se existe um indivíduo central controlando as Borboletas que pode servir como o “grande mal” da série.

Enquanto um dos personagens acima mencionados poderia ter orquestrado alguma infestação em massa com base em seus homônimos, parece mais provável que as Borboletas sejam uma estrutura de poder descentralizada.

Se um único ser supervisionasse o controle mental de um grande número de humanos em todo o mundo, então o enredo de Pacificador se assemelharia muito ao de O Esquadrão Suicida com Starro.

Além disso, se houvesse uma única pessoa controlando as borboletas, a Argus presumivelmente o atacaria em vez das Borboletas individuais.

A escolha narrativa mais provável é que as Borboletas representarão uma grande ameaça por suas próprias maquinações como espécie, enquanto personagens como Dragão Brabco e Amanda Waller servirão para representar os vilões de Pacificador.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›