Qual foi a lenda urbana mais usada em filmes e séries?

Vários programas tentaram, mas qual deles foi a melhor adaptação da história?

O uso de lendas urbanas e histórias de terror como inspiração para filmes e séries rende grandes sucessos para Hollywood, mas tem uma em especial que parece ser a favorita dos cineastas.

A lenda do assassino no banco de trás, que também é conhecida como a Lenda do Farol Alto, conta a história de uma moça que está sozinha na estrada, quando acha que está sendo seguida pelo carro de trás. Quando ele começa a fazer sinais com o farol alto para ela, ela foge desesperada, apenas para descobrir tarde demais que o perigo estava bem mais perto do que ela achava.

Nancy Kyes como Annie Brackett em Halloween (Reprodução)
Nancy Kyes como Annie Brackett em Halloween (Reprodução)

Talvez esta não seja a primeira lenda urbana que as pessoas lembram nos filmes, já que a história tem uma forte concorrente: a das ligações que vem de dentro da casa.

Essa premissa em especial já foi a base de filmes como Quando Um Estranho Chama, Noite de Terror e até mesmo um episódio da primeira temporada de Além da Imaginação nos anos 1950. Embora seja bem popular, ainda assim a lenda não chega nem perto da que leva o título na categoria.

Onde a lenda do assassino no banco de trás já foi usada?

Natasha Gregson Wagner como Michelle Mancini em Lenda Urbana (Reprodução)
Natasha Gregson Wagner como Michelle Mancini em Lenda Urbana (Reprodução)

Provavelmente a primeira a ser lembrada quando se fala nessa lenda é a cena de abertura de Lenda Urbana, de 1998.

No filme, quem tenta alertar a moça é o frentista do posto de gasolina onde ela para (que por acaso é Brad Dourif, a voz de Chucky), que com sua atitude estranha deixa a moça assustada, que foge. Como a história conta, ela acaba pagando o preço por não ter ouvido o aviso.

Esta cena não é o primeiro uso da lenda, no entanto; o primeiro registro dela na TV foi em Além da Imaginação, em 1959. No episódio intitulado Perchance to Dream, o personagem de Edward Hall conta a história de uma mulher morta por alguém que estava no banco de trás de seu carro.

Em 1978, Michael Myers iria reviver o momento em Halloween: Noite do Terror, matando Annie Brackett quando ela entra em seu veículo. Depois dele, Chucky usou a cena em seu primeiro filme, em 1988.

Chucky estragula Mike Norris (Chris Sarandon) em Brinquedo Assassino (Reprodução/MGM)
Chucky estragula Mike Norris (Chris Sarandon) em Brinquedo Assassino (Reprodução/MGM)

A série Millennium iria trazer o momento no mesmo ano em que Lenda Urbana, durante o 14º episódio da 2ª temporada, Crimes de Loucura.

Um dos mais recentes programas que usaram a lenda e que merecem ser lembrados por isso foi a série de terrormédia Scream Queens, de Ryan Murphy. Nela, a personagem Chanel Nº 5 (Abigail Breslin) escapa de um assassino escondido no banco de trás, subvertendo a história original e dando um final feliz para a vítima.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›