Graças ao surgimento dos filmes slasher nos anos 1970, a década seguinte foi recheada de filmes do subgênero, que em sua maioria tinham moças como sobreviventes, também conhecidas como final girls.
Tina Shepard (Sexta-Feira 13 Parte VII: A Matança Continua)
A baixa qualidade do filme não tira o mérito da atuação de Lar Park Lincoln, que viveu a moça com poderes telecinéticos que enfrenta o serial killer nesta sequência.
A melhor tentativa de uma batalha entre Carrie e Jason, Tina traz seu pai dos mortos para que ele arrastasse o vilão para as profundezas do lago Crystal.
Claro que ele voltaria múltiplas vezes depois, mas Tina foi um de seus maiores oponentes.
Disponível em: Google Play Filmes, Apple TV, Prime Video e YouTube, para aluguel ou compra.
Alice Johnson (A Hora do Pesadelo 4: O Mestre dos Sonhos)

A atriz Lisa Wilcox tinha uma grande responsabilidade com seu papel no filme: ser a nova Nancy, já que a personagem, que havia retornado como coadjuvante no filme anterior, encontrou seu fim.
Embora não tivesse o mesmo carisma de Nancy, Alice canaliza sua raiva e tristeza e consegue dominar seus poderes oníricos o suficiente para derrotar Freddy e se tornar a Mestre dos Sonhos.
Disponível em: HBO Max.
Ginny Field (Sexta-Feira 13: Parte 2)

Em uma franquia que não tem muitas final girls que se destacam, Ginny ainda é lembrada por sua capacidade de pensar rápido em momentos de crise.
Foi sua decisão de vestir o suéter velho de Pamela Voorhees que lhe comprou tempo o suficiente para enganar o serial killer e sobreviver aos seu confronto com ele.
Disponível em: Google Play Filmes, Apple TV e YouTube, para aluguel ou compra.
Ellen Ripley (Alien: O Oitavo Passageiro/Aliens: O Retorno)

Não bastasse Ripley ser uma das maiores estrelas desta lista no primeiro filme, Sigourney Weaver voltou na continuação e tornou a personagem ainda mais icônica do que na primeira vez.
Depois de ser confrontada com uma ameaça desconhecida no primeiro filme, Ripley volta na sequência como a versão feminina de Schwarzenegger, metralhando dezenas e mais dezenas de Aliens e por fim acabando com a Rainha.
Disponível em: Star+.
Nancy Thompson (A Hora do Pesadelo)

Provavelmente a mais lembrada da década, Nancy consegue batalhar de igual para igual contra Freddy Krueger, o que não é fácil dado o carisma de Robert Englund.
Heather Langenkamp consegue levar para as telas um ar de inocência e vulnerabilidade para a personagem, ao mesmo tempo que não se deixa vencer pelas chances esmagadoras de fracassar.
Mesmo sem nenhum tipo de poder ou armas, Nancy consegue vencer Freddy, mostrando uma habilidade tremenda de manter a calma nas situações mais bizarras, e por isso merece ser mencionada como a sobrevivente com maior louvor.
Disponível em: HBO Max.
Lembrou de mais alguma? Comente conosco.
O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.
Gaúcho, graduado em Letras, apaixonado por drag e filmes e séries de terror.