Quadrinhos da Marvel explicam origem do Multiverso

O público do Universo Cinematográfico da Marvel foi apresentado ao Multiverso nas séries Loki e What If…? antes do desenvolvimento mais amplo do tema no filme Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa.

Nos quadrinhos, entretanto, os fãs já conhecem esse conceito há mais tempo.

As Origens

As primeiras histórias publicadas, estabelecendo os primeiros novos mundos que se tornariam realidades alternativas oficiais da Marvel, foram introduzidas nos quadrinhos da Marvel UK Captain Britain da década de 1970.

Os escritores e roteiristas Alan Davis e Alan Moore são creditados como os arquitetos originais do multiverso da Marvel.

Com a introdução das realidades alternativas durante essas histórias, foi revelado que cada ramo infinitamente divergente da árvore multiversal da Marvel era o lar de suas próprias interpretações únicas dos heróis, vilões e eventos históricos clássicos da editora.

Foram essas primeiras ideias acerca do multiverso que estabeleceram esse sistema de numeração que ainda é usado até hoje nas histórias em quadrinhos que designaram que o Universo Principal da Marvel se desenrola na Terra 616.

T’Challa em What If…? (Reprodução)

Séries e eventos dedicados a tratar do assunto

O principal Universo Marvel, a Terra-616, mencionada acima, contém uma narrativa contínua que abrange histórias iniciadas em 1939 e incluindo a maioria dos quadrinhos da Marvel publicados hoje.

Entretanto, ao longo do tempo, variadas séries de quadrinhos e outros eventos crossover se dedicaram a explorar cantos alternativos do multiverso.

Uma das séries mais notáveis a fazer isso são as histórias em quadrinhos intituladas ‘What If…?’, que também inspirou a série de televisão.

Essas histórias começaram a ser publicadas em fevereiro de 1977, mas só foram adaptadas recentemente para a TV, na série animada – que terá uma segunda temporada.

Outras séries nos quadrinhos dedicadas a explorar o assunto são Exiles, que retrata uma equipe de super-heróis que viajam de universo em universo tentando ‘consertar’ realidades quebradas, e a famosa minissérie Secret Wars, de 2015, que trouxe o multiverso temporariamente condensado em um único mundo, que era governado pelo Doutor Destino, um dos maiores vilões dos quadrinhos.

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (Reprodução / Marvel)
Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (Reprodução / Marvel)

Quem executa a Lei do Multiverso?

Recentemente, o público conheceu a Autoridade de Variância Temporal, apresentada na série Loki. A entidade é responsável por investigar crimes cometidos em todo o multiverso e a formação de eventos Nexus, que ocorrem quando alguma variante escapa de sua respectiva linha do tempo e causa uma ‘bagunça’ no multiverso.

O Tribunal Vivo é a personificação do equilíbrio do multiverso e supervisiona todos os universos alternativos para garantir que nenhum fique fora de alinhamento com os outros.

Em maio, com a chegada do filme Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, o público será apresentado a mais um capítulo desse conceito que o MCU decidiu explorar.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›