Vilão de Javier Bardem é o psicopata mais real do cinema, diz estudo

A afirmação veio através de uma pesquisa feita por psiquiatras especializados

publicidade

No filme Onde os Fracos não Têm Vez, o ator Javier Bardem deu vida ao personagem Anton Chigurh. O vilão, que ganhou grande destaque na história, foi considerado por um grupo de pesquisadores, como o psicopata mais realista do mundo cinematográfico.

As informações, foram publicadas na revista American Academy of Forensic Science, em que as análises feitas pelo psiquiatra Samuel Leistedt, membro da equipe de psiquiatria forense da Bélgica, foram disponibilizadas para o público.

publicidade

A trama, que foi lançada em 2007, contou com a direção dos irmãos Ethan Coen e Joel Coen, e teve um time de peso no elenco; entre eles, Tommy Lee Jones e Woody Harrelson.

Porém, o que chamou mesmo a atenção da equipe de psiquiatras, foi a forma como a personalidade do personagem de Javier, foi construída.

Javier Bardem
Javier Bardem em cena de Onde Os Fracos Não Têm Vez (Reprodução/Prime Video)

Na história, Llewelyn Moss (Josh Brolin) encontra um montante de dinheiro, que é resultado de uma grande venda de drogas. Ele decide então, levar para casa toda a quantia que achou, mesmo sabendo que alguém pode persegui-lo depois disso.

publicidade

É então que um assassino implacável e sem emoções entra em cena, com a missão de captura-lo. Pela história, o filme levou para casa os prêmios de Melhor filme em 2008, Melhor ator coadjuvante, Melhor direção e Melhor roteiro adaptado.

Profissionais analisaram mais de 400 filmes

Para chegar ao resultado sobre quem melhor representou melhor um psicopata, os pesquisadores estudaram 400 filmes no total, com lançamentos desde 1915, até 2010.

publicidade

Nas obras, eles analisaram cerca de 126 personagens, e decidiram que Anton Chigurh foi o que mais se aproximou do distúrbio psíquico da psicopatia.

‘’Ele parece ser invulnerável e resistente a qualquer forma de emoção ou humanidade’’, diz um trecho do estudo.

Além dele, eles analisaram famosos vilões que impressionaram os espectadores nas telonas, como Patrick Bateman, vivido pelo ator Christian Bale, no filme Psicopata Americano e Hannibal Lecter, desenvolvido pelo veterano Anthony Hopkins, em Silêncio dos Inocentes.

publicidade

Os estudiosos afirmaram que os papéis que se tornaram admirados pelos amantes da sétima arte, não condizem de fato, com a personalidade de um psicopata.

‘’A maioria desses vilões, que são psicopatas populares da ficção, estão mais próximos de bicho-papões universais, quase como arquétipos de vilões’’, alegaram.

Apesar disso, eles reconhecem que essa apresentação, de forma geral, é útil para que as pessoas aprendam a reconhecer alguns sinais de uma pessoa que apresenta um comportamentos psicopata.

publicidade

O filme Onde Os Fracos Não Têm Vez, está disponível em diversas plataformas digitais, entre elas Globoplay, Apple TV e Prime Video.

Javier Bardem
Javier Bardem em cena do filme Onde Os Fracos Não Têm Vez (Reprodução/Prime Video)

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›