Priyanka Chopra desabafa sobre salário 90% menor que o de atores homens em Bollywood: “escurinha”

Atriz também foi vítima de racismo em país de origem

Priyanka Chopra Jonas abriu o jogo e revelou que sua participação na nova série Citadel é a primeira vez de sua carreira que vai receber a mesma coisa que seus colegas homens.

A atriz indiana tem um longo currículo de filmes em Bollywood, e conseguiu furar a bolha mainstream e entrar para a indústria estadunidense de entretenimento.

Em entrevista concedida ao BBC’s 100 Women, a atriz discutiu a disparidade salarial machista que acontece na Índia, que segundo ela ainda é um problema desenfreado nos dias de hoje:

“Eu nunca tive paridade salarial em Bollywood. Me pagavam cerca de 10% do salário dos meus colegas de elenco homens. A diferença de salário é gigante, enorme mesmo. E muitas mulheres ainda precisam lidar com isso, tenho certeza que eu também vou ter que enfrentar esta situação se eu trabalhar com um homem em Bollywood de novo.”

Priyanka Chopra em Quantico (ABC/Giovanni Rufino)
Priyanka Chopra em Quantico (ABC/Giovanni Rufino)

“A minha geração de atrizes mulheres com certeza pediram por um pagamento justo. Nós pedimos, mas nunca recebemos”, contou.

Além de receber apenas uma fração do que os homens ganhavam, Priyanka também confessou ser submetida a situações humilhantes, onde ficava à disposição dos colegas de cena, esperando para filmar por horas e horas:

“Eu achava que estava tudo bem ficar sentada por horas e mais horas no set, enquanto o meu colega de cena homem levava o tempo que ele quisesse,  aparecesse na hora que quisesse, e essa seria a hora que nós filmaríamos.”

Atriz denuncia colorismo na indústria cinematográfica indiana

Alex Parrish (Priyanka Chopra) em Quantico (Reprodução)

Priyanka também chamou a atenção para como mesmo em um país onde a maior parte da população é não-branca, o racismo ainda existe fortemente, e isso é refletido no cinema também.

De acordo com a atriz, ela já foi muito humilhada por sua cor e descartada para dar lugar de outras atrizes mais claras que não tinham a mesma experiência, apenas por sua aparência:

“Eu era chamada de ‘gato preto’ e ‘escurinha’. Quer dizer, o que ‘escurinho’ significa em um país onde todo mundo tem a mesma coloração escura? Eu sempre achei que eu não era bonita o suficiente, eu acreditava que eu teria que dar muito mais de mim esforçar muito mais, embora eu achasse que eu era provavelmente tinha mais talento do que algumas colegas atrizes que tinham a cor da pele um pouco mais clara.”

Citadel será exibida pelo Prime Video, e por enquanto ainda não tem data oficial de estreia.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›