Prey faz história como o primeiro filme da história a oferecer dublagem em dialeto indígena

Esta é a primeira vez que um filme é lançado com a opção do idioma Comanche.

Prey, novo filme da franquia de Predador, faz história como o primeiro filme da história do cinema a trazer dublagem em Comanche, dialeto indígena estadunidense.

Jhane Myers, produtora do filme, conversou com o Comic Book sobre o feito, que é uma grande conquista para a visibilidade dos povos Comanches, que assim como muitos povos indígenas do mundo são extremamente invisibilizados.

De acordo com a cineasta, esta será a primeira vez em Hollywood que um filme será lançado com áudio e legendas no idioma:

“Nós temos o Comanche falado no decorrer do filme, mas quando você assiste o filme pela primeira vez, esta vai ser a primeira ver que o idioma Comanche, e eu sou Comanche por falar nisso, é a primeira vez que a nossa língua estará em uma faixa de dublagem e também com legendas no filme inteiro.”

“Então, é importante de verdade para mim e o componente idiomático é muito importante porque […] é a primeira vez que você tem a opção de assistir o filme inteiro em Comanche”, explicou orgulhosa.

Segundo Jhane, outro povo indígena já teve faixas de áudio dubladas em filmes, mas ainda assim nunca em seu lançamento, o que é uma grande conquista para todas as tribos do país:

“Eu sei que os Navajo fizeram isso duas vezes com Star Wars, mas Star Wars já tinha trinta anos quando isso aconteceu, e Procurando Nemo já tinha vinte anos. Mas aqui estamos, um filme acabando com uma série de paradigmas.”

Diretor queria mostrar tribo como protagonista

Cena de trailer de Prey (Reprodução)
Cena de trailer de Prey (Reprodução)

Dan Trachtenberg, diretor do filme, revelou em bate-papo com o Screen Rant os motivos que o fizeram querer trazer a protagonista como uma indígena da tribo.

O diretor disse que a tribo é muito pouco representada no cinema, e quando aparecem são sempre relegados para papeis secundários ou mesmo os antagonistas, e que eles mereciam uma melhor imagem representada nas telas:

“Foi então que a gente entendeu que a gente nunca teve uma pessoa indígena estadunidense ou nenhuma cultura indígena de verdade que esteve no centro de um filme grande como esse. Os Comanches eram guerreiros corajosos da época, e eu acho que todas as culturas indígenas, mas ainda mais os Comanches, sempre foram retratados como os companheiros do herói ou os vilões dos filmes.”

Confira o trailer oficial do filme aqui:

Esse conteúdo não pode ser exibido em seu navegador.

Prey não tem previsão de lançamento oficial no Brasil.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›