Preciosa | Diretor demitiu equipe por racismo no set

Lee Daniels, diretor de Preciosa – Uma História de Esperança (2009) contou que mudou toda sua equipe com vinte dias para início da produção do longa. O cineasta contou que se sentiu incomodado com o dia-a-dia de gravação e o desrespeito da equipe.

Daniels e Gabourey Sidibe, respectivamente o diretor e a estrela de Preciosa aproveitaram sua participação no Festival Internacional de Cinema de Toronto para refletir sobre o drama em que trabalharam juntos.

Daniels contou que sua equipe inicial além de desrespeitosa, não sabia iluminar a pele negra:

“Eu tive um produtor branco, um diretor assistente branco, eles também leram que Shadowboxer foi o pior filme já feito e não tinham nenhum respeito por mim, minha visão ou o que fosse. Eles eram nova-iorquinos que viam isso como um trabalho. Eu ficava voltando para casa assim: ‘isso não parece certo, ela não parece certa, o set parece estranho’. Senti que estava dando à luz um alienígena, literalmente, então fiz algo que agora nem sei se teria coragem de fazer, mas despedi todo mundo.”

Daniels completou dizendo que se preocupava muito de que Sidibe iria aparecer bonita em seu filme. Por isso ele tomou a decisão tão radical.

“Eu estava tão nervoso em ter certeza de que ela estava iluminada lindamente. Não parecia correto [como estava]. Se íamos sofrer um golpe financeiro por causa disso, eu simplesmente fechei os olhos”.

De acordo com Sidibe, o diretor de fotografia que foi demitido, não fazia ideia de como iluminar sua pele. Por este motivo o diretor teve que entrar em cena e forçar a equipe treinar a iluminação nele mesmo.

“Uma vez estávamos filmando debaixo de uma ponte em uma sarjeta literal – não uma sarjeta ‘definida’, como sarjeta – com lodo verde real no chão. Eu tive que deitar para que eles pudessem me iluminar no chão, e eu juro para você, eu fiquei no chão por mais de uma hora enquanto eles tentavam me iluminar”.

Preciosa (Divulgação)

A atriz completou explicando como as equipes técnicas podem ser ignorantes sobre como iluminar a pele negra: “De vez em quando, posso encontrar um diretor de fotografia que não sabe como iluminar a variação de pele negra e morena”, declarou.

Daniels conclui contando sobre sua nova equipe e como eles ajudaram a sua visão a se tornar realidade.

“Eu tinha visto As Loucuras do Rei George (1995) e adorei a maneira como ele filmou. Eu amei O Guarda-costa com Whitney Houston, ele fez isso, e eu perguntei a ele, ‘Eu preciso de sua ajuda porque meu diretor de fotografia é desrespeitoso’. Eles eram todos caras brancos, apenas rudes, desrespeitosos, muito rudes com o que eu queria fazer, sem saber que eu ia acabar com tudo”.

Preciosa foi um sucesso comercial e de crítica, ganhou seis indicações ao Oscar e foi premiado com o de Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Roteiro Adaptado.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›