Por que Snape é um dos personagens mais inteligentes em Harry Potter e o Cálice de Fogo

Tudo que Snape sempre faz ao longo dos oito filmes de Harry Potter é perseguir o bruxinho protagonista. Em O Cálice de Fogo, as coisas não são diferentes, porém, como todo mundo descobre no final, as atitudes de Snape são justificadas em um propósito muito maior.

Por isso, durante o Torneio Tribruxo, Snape toma decisões com base no que ele pode fazer para proteger Harry ainda que em segredo. Por isso, nesse filme, ele fez escolhas importantes para o andamento da trama. Relembre:

Cancela a detenção de Draco Malfoy

Quando Draco tenta amaldiçoar Harry, o professor Alastor Moody decide puni-lo, deixando-o pendurado de cabeça para baixo, porém, a professora McGonagall intervém e diz que somente Snape, chefe da Sonserina poderia tomar essa decisão.

Snape poderia muito bem ter punido Draco, mas, como sempre, escolhe poupá-lo. Embora isso possa ser visto como mais um exemplo de favoritismo, também pode ser visto como uma jogada sábia de um professor que sabe como pode ser humilhante esse tipo de violação da autonomia corporal, já que ele mesmo já passou por isso quando era adolescente e aluno.

Michael Gambon como Dumbledore e Alan Rickman como Severus Snape em Harry Potter
Michael Gambon como Dumbledore e Alan Rickman como Severus Snape em Harry Potter (Divulgação / Warner)

Ele tentou impedir Harry de competir no torneio

Enquanto a maioria dos professores (e os outros campeões) estavam descontentes com a competição de Harry no Torneio Tribruxo, nenhum foi tão veemente quanto Snape.

Enquanto Dumbledore foi surpreendentemente permissivo, dizendo que essa era a vontade do Cálice, Snape tentou de tudo para impedir Harry de competir.

Na época, os fãs pensaram que era por que Snape desprezava Harry Potter, mas isso foi a prova de que ele, na verdade, estava disposto a salvar Harry do perigo a qualquer custo, inclusive evitando que ele entrasse em uma competição que não era para os alunos da sua idade.

Se Dumbledore tivesse dado atenção a Snape, Cedrico nunca teria morrido.

Severo Snape (Alan Rickman) em Harry Potter (Reprodução)
Severo Snape (Alan Rickman) em Harry Potter (Reprodução/HBO Max)

Recusando-se a ajudar Karkaroff

Ao longo do enredo de Cálice de Fogo, Karkaroff se aproxima de Snape pedindo ajuda quando percebe que a Marca Negra se torna mais visível – sabendo que Snape também foi um Comensal da Morte no passado, isso fazia sentido.

No entanto, Snape continuamente o rejeitou, recusando-se a ajudá-lo ou falar com ele sobre a situação.

Embora isso possa parecer desnecessariamente cruel, na verdade foi uma decisão muito sábia. Isso não apenas provou a Dumbledore que sua verdadeira aliança não era com Voldemort, mas também funcionou a seu favor com Voldemort.

Karkaroff foi reconhecido como um traidor dos Comensais da Morte por entregar nomes para sair de Azkaban. Se Snape o tivesse ajudado, Voldemort saberia que Snape também havia se transformado, e seu status de agente duplo estaria comprometido.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›