Por que Rita Moreno quase rejeitou papel em Amor, Sublime Amor

A atriz porto-riquenha Rita Moreno fez história por sua interpretação da personagem Anita em Amor, Sublime Amor, de 1961, porém, o que poucas pessoas sabem é que a atriz quase recusou o papel devido à letra ultrajante de uma das canções que precisava cantar no filme.

Conhecido como um dos maiores musicais da Broadway, Amor, Sublime Amor se tornou um fenômeno cultural que não somente conseguiu conquistar várias estatuetas do Oscar, mas também rendeu a Rita um Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, fazendo dela a primeira mulher latina a alcançar esse feito.

Entretanto, o papel histórico não teria sido tão impactante se ela não tivesse reclamado de um insulto que a canção América faz a Porto Rico, seu país de origem.

Quando Moreno deu uma olhada na primeira linha da letra, que dizia “Porto Rico, sua ilha feia… Ilha de doenças tropicais”, ela logo declarou que jamais poderia continuar no filme se tivesse que cantar aquilo.

Como porto-riquenha, ela sabia que não poderia dizer palavras tão ofensivas e insultantes contra seu próprio povo e contra a ilha onde nasceu.

A Ilha de Porto Rico é um território que pertence aos Estados Unidos desde o ano de 1898, quando o país venceu a Espanha na guerra hispano-americana. Portanto, não é um país independente.

Entretanto, a ilha permanece com o status de território não-incorporado, ou seja, não é um estado americano, como o Havaí, por exemplo, que já se incorporou. Assim, eles possuem um senado próprio e um governador, mas não um presidente.

Sendo assim, apesar de os cidadãos de Porto-Rico poderem entrar livremente nos Estados Unidos, ainda existe um forte preconceito pelo simples fato de que eles são povos latinos.

Rita Moreno e Marlon Brando em A Noite do Dia Seguinte (Reprodução)

No documentário Something’s Coming: West Side Story, Rita Moreno explicou que poucos dias depois de expressar sua revolta com a canção, ela recebeu um novo roteiro com a letra melhorada.

Na alteração, a artista cantou “Porto Rico, toda a devoção do meu coração”, além de citar vários sentimentos positivos em relação à ilha.

Assim, foi só depois de ver a mudança na letra, Moreno decidiu aceitar o papel de Anita de braços abertos, com sua interpretação ficando como uma boa memória para a história do cinema.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›