Por que Os Jovens Titãs em Ação se juntaram ao De La Soul

Os Jovens Titãs em Ação é um dos vários desenhos animados que conta com a participação especial de famosos em alguns de seus episódios.

No episódio mais recente que foi ao ar nos Estados Unidos, contou com a presença de Trugoy, Posdnuos e Maseo, os membros do influente grupo de rap De La Soul.

De La Soul ganhou destaque no final dos anos 80 e é creditado por criar clássicos do hip-hop muito elogiados que incorporaram o estilo de samples pesados, entre outras coisas.

O grupo de rap e sua gravadora, a Tommy Boy, tem várias divergências que envolve a aquisição dos direitos de vários samples e, agora, como esses direitos dificultam a legalidade do trabalho do grupo ser lançado em plataformas de streaming. A história e complexa, com décadas de idas e vindas declarações, aquisições e reaquisições e até ações judiciais.

Sites já detalharam a frustração legal de De La Soul com a Tommy Boy e como essas frustrações foram traduzidas em referências sutis e não tão sutis no episódio de sábado (20) de Os Jovens Titãs em Ação.

Para começar, o episódio é intitulado “Don’t Press Play”, provavelmente aludindo aos rappers pedindo a seus fãs para não tocarem suas músicas durante as tentativas da Tommy Boy de transformar o catálogo do grupo digitalmente em alguma plataforma.

Toda a premissa do episódio é baseada em um alienígena com tentáculos que rouba sua música, para o qual Posdnuos explica, que o monstro “deve estar atrás de nossos doces royalties musicais”.

O grupo de rap então aproveita esse momento para explicar aos Titãs (e ao público) os conceitos básicos de royalties e propriedade intelectual.

Há também uma defesa do por que De La Soul estaria usando um desenho infantil para espalhar essa mensagem, que, além de observar a longa trajetória do hip-hop no mundo dos quadrinhos, desenhos animados e animação, aponta que o aparecimento de De La Soul no programa poderia ampliar o escopo de sua base de fãs, bem como dar a eles a oportunidade de fazer mais pontos sobre sua situação em termos mais claros e explicativos.

No entanto, a profundidade dos Easters Eggs e as referências tornam o episódio altamente atraente para os adultos também, que podem estar mais familiarizados com a música de De La Soul e a complicada jornada para tornar suas músicas acessíveis aos fãs.

Enquanto os fãs de De La Soul e Os Jovens Titãs em Açãof oram tratados com este episódio, o futuro do problema judicial de De La Soul é, em última análise, triste.

Nesta era atual de streaming, remasterização e relançamento, muitas lendas da música conseguem ter seu dia, com grandes celebrações e relançamentos em aniversários históricos de suas obras mais amadas.

Infelizmente, para um dos grupos mais aclamados pela crítica e mais respeitados do gênero, isso não foi possível.

Mas, esperançosamente, com um maior alcance para várias bases de fãs, como o Os Jovens Titãs em Açãop revê, o assunto pode ser resolvido em breve.

Fonte: Screen Rant

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›