Por que os filmes de Um Lugar Silencioso parecem acabar de repente?

Filmes duram muito menos do que seus contemporâneos

Apesar de ter sido criado em uma era em que films de mais de duas horas se tornaram parte do cotidiano, Um Lugar Silencioso Parte I e II não seguem a tendência.

Os filmes seguem a saga da família Abbott, que tenta sobreviver em uma realidade em que criaturas alienígenas invadiram a Terra, e matam qualquer ser que faça barulho.

Um Lugar Silencioso – Parte II (Divulgação)

Um Lugar Silencioso tem apenas 90 minutos, enquanto a continuação tem 97, ambos considerados ‘curtos’ para os padrões de hoje em dia, que batem cerca de 120 minutos, senão mais. Qual a justificativa para que John Krasinkski, o diretor, fizesse essa escolha?

Um Lugar Silencioso é um filme de terror

Os filmes da franquia, apesar de pegarem leve nos sustos e sangue e ficarem muito mais nos elementos de tensão e suspense, estão dentro do gênero de terror, que comumente tem durações menores, sobretudo porque suas histórias são bem mais diretas e não precisam de muita ‘enrolação’.

John Krasinski em Um Lugar Silencioso (Reprodução / Paramount)

Além disso, também há que se considerar as circunstâncias especiais das produções: diferentes dos outros filmes, ambos praticamente não tem diálogo nenhum, o que já torna manter o ritmo da história em constante movimento. Noventa minutos de basicamente silêncio é um tempo enorme para contar uma história.

Cada filme é apenas um capítulo de uma história bem maior

Em uma era em que as franquias são o que mantém o público voltando de novo e de novo aos cinemas, construir os filmes já considerando um universo inteiro de outros é algo natural.

Embora sejam parte de um arco narrativo maior, cada um dos filmes de Um Lugar Silencioso é apenas uma parte da história, que conta com elementos já apresentados. Enquanto cada vez responde mais perguntas, cada um dos filmes também apresenta um conflito que tem início, meio e fim.

Um Lugar Silencioso: Parte II (Divulgação)

Um terceiro filme da franquia, intitulado Um Lugar Silencioso: Dia Um, deve se manter na mesma fórmula. Desta vez, com a história do início de tudo, a produção deve dar maiores detalhes sobre as criaturas e talvez até mesmo se distanciar dos Abbott para mostrar os conflitos de outras famílias deste universo.

O primeiro filme de Um Lugar SIlencioso está disponível para streaming através da Netflix, Star+, Prime Video e assinatura premium do Globoplay. O segundo, apenas na última opção.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›