Por que os filmes de Resident Evil não adaptaram história dos games?

Não seria mais fácil, do ponto de vista criativo?

Apesar de serem baseados em uma série de jogos de sucesso, os filmes de Resident Evil nunca adaptaram diretamente a trama dos games. Por quê?

O primeiro filme, lançado em 2002, foi um estouro de vendas nos cinemas e deu origem a outras cinco continuações, um reboot em 2021, três animações e uma série da Netflix (que já foi cancelada).

Alice (Milla Jovovich) em Resident Evil (Reprodução)
Alice (Milla Jovovich) em Resident Evil (Reprodução)

Mas não seria mais fácil para a produção dos filmes simplesmente ‘copiar’ a história dos filmes? Porque Paul W. S. Anderson, diretor da série, não aproveitou um enredo já pronto para economizar trabalho?

“Ultrapassado”?

Resident Evil

De acordo com matéria do Fangoria compartilhada no Wiki de Resident Evil, houve uma discordância de parte da Constantin Films sobre adaptar o material original sem introduzir novas ideias.

O executivo teria dito ‘não’ para a proposta, porque para ele isso atrapalharia novos planos para sequências futuras. Robert Kultzer, chefe dos estúdios, admitiu que a ideia era tentadora, principalmente pela economia de tempo e dinheiro na criação da história, mas que não era viável:

“É fácil, pegamos um bando de atores famosos para serem um monte de soldados em um lugar só, eles saem atirando, blá-blá-blá. [Alan McElroy, o roteirista] fez um ótimo trabalho, você lia e pensava: ‘Eu já vi esse filme antes’. Aí quando um segundo jogo sair, o filme que você faz baseado no primeiro se parece ultrapassado e chato. E aí?”

‘Mago dos zumbis’ seria diretor do filme

O primeiro filme de Resident Evil foi inicialmente planejado para ser dirigido por George A.Romero, o grande gênio dos filmes de zumbi, criador da série de A Noite dos Mortos-Vivos. No entanto, a parceria acabou não dando certo e o diretor se afastou do projeto.

A Noite dos Mortos-Vivos (Reprodução)
A Noite dos Mortos-Vivos (Reprodução)

Kulzer revelou na matéria que apesar de ser um cineasta maravilhoso, as ideias dele para o filme não eram viáveis financeiramente, em se tratando dos lucros projetados. “Com George, teríamos feito um filme de zumbi ótimo para um número limitado de pessoas”, contou.

“Não conseguiríamos exibir num cinema comercial, não poderíamos exibir na televisão e o vídeo teria que ser vendido na seção para maiores de 18. Seria um grande filme de dois milhões, mas não um grande evento de filme.”

A primeira temporada da série Resident Evil está disponível na Netflix.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›