Por que Harvey Dent não virou Duas Caras em Gotham?

A versão de Harvey Dent em Gotham nunca se tornou o grande vilão dos quadrinhos Duas Caras, e muitos fãs se perguntam o motivo.

A série da Fox parecia que seria apenas um show contando sobre a vida de Batman antes de virar o Cavaleiro das Trevas, mas acabou virando muito mais do que isso.

A versão de Gotham City do programa existia em uma realidade alternativa àquelas mostradas nos outros filmes e séries da DC, e suas personagens tomaram rumos completamente diferentes daqueles mostrados em suas histórias originais.

Muitos dos vilões famosos que enfrentaram o Homem-Morcego nos quadrinhos estiveram presentes nas cinco temporadas do show. Nomes como o Charada, o Pinguim, Ra’s al Ghul, o Chapeleiro Maluco, Mr. Freeze e Bane passaram por Gotham no decorrer do show.

O Duas Caras, no entanto, nunca deu as caras, com o perdão do trocadilho. O ator Nicholas D’Agosto começou com pequenas participações como Harvey Dent durante a primeira temporada do show, e virou parte do elenco regular na temporada seguinte.

Nicholas D'Agosto é Harvey Dent em Gotham (Reprodução)
Nicholas D’Agosto é Harvey Dent em Gotham (Reprodução)

Mesmo assim, Dent nunca se tornou o clássico vilão imortalizado por Tommy Lee Jones em Batman Forever. Pior ainda, nem mesmo um final adequado Harvey ganhou, simplesmente desaparecendo como fumaça de Gotham City no final da segunda temporada do programa.

A explicação é simples, segundo o showrunner da série. John Stephens conversou com o Cinema Blend na época da series finale e justificou a ausência do vilão. John contou que a origem do vilão estava diretamente relacionada à existência do Batman e que isso apresentava um empecilho:

“Era algo muito complicado porque nós estávamos amarrados pelo fato de que o Harvey Dent só se transformou no Duas Caras quando o Batman já existia na cena. Nós realmente pensamos algumas vezes em fazer um tipo de “pré” Duas Caras, mas a  gente nunca realmente achou a ideia certa para fazer isso.”

Ator pode não ter querido continuar?

Considerando todo o histórico do show, a explicação não cola muito. Basicamente todos os supervilões apresentados na série (com exceção do Ra’s al Ghul) também não existiam antes do Batman.

A ideia de que a existência do super-heroi era absolutamente essencial para a existência do Duas Caras é bem incoerente, considerando uma realidade que tem o Pinguim e o Charada passeando por Gotham enquanto Bruce Wayne ainda nem chegou na puberdade.

Uma resposta alternativa (mas completamente especulatória) seria a de que Nicholas talvez não quisesse um compromisso mais longo na série? Não muito tempo depois de sua despedida do show, o ator já estava protagonizando Trial & Error na NBC. Talvez uma proposta melhor tenha impedido o arco completo de origem do vilão? Nunca saberemos!

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›