Por que Garfield não gosta das segundas-feiras?

São mais de 4 décadas da criação do personagem

Quem já sentiu aquela melancolia de domingo à noite e a chegada da segunda-feira? Um dos personagens mais icônicos dos desenhos é o gato Garfield e uma das curiosidades é que ele odeia esse dia da semana.

Jim Davis, criador do desenho, concedeu uma entrevista ao jornal Huffington Post e revelou que o motivo é simples: segunda-feira é início de semana, o que não é uma característica só do Garfield, mas de milhões de pessoas.

“Garfield não tem um emprego, e nem vai à escola, então todo dia é o mesmo. Mesmo assim, toda segunda-feira serve como lembrete de que sua vida é a mesma coisa, sempre reiniciando o mesmo ciclo, e ainda assim é especificamente nas segundas que as coisas terríveis costumam acontecer com ele, fisicamente”, explicou o criador.

“As primeiras coisas que eu fiz com o Garfield foram frases como: ‘Eu odeio segunda-feira, eu queria que elas começassem um pouco mais tarde’, e todas essas coisas que as pessoas não queriam falar, então usavam o Garfield para falar por elas. É a atitude dele que atrai as pessoas, porque ele é uma válvula de escape para esses momentos,” completou Davis ressaltando que as pessoas não deveriam ter vergonha de não gostar deste dia e sim assumir, como faz o Garfield.

Garfield (Divulgação)
Garfield (Divulgação)

Relembre a trajetória de Garfield

Em 1976 saiu a primeira tirinha em um jornal com o personagem e ao longo dos anos, ele foi ganhando mais notoriedade com animações na televisão, duas lives-actions em que uma delas teve Bill Muray, de O Caça-Fantasmas, como dublador.

Algumas curiosidades sobre o Garfield:

Depois da criação de Garfield, Jim Davis acrescentou outros personagens na história, como o cãozinho Odie. O nome do gato foi uma homenagem a John Garfield Davis, avô de Jim, que morreu quando ele tinha seis anos.

Em 1980 foi lançado o primeiro livro Garfield at Large, chegando a ser um dos mais vendidos no jornal The New York Times por quase dois anos.

Onde Garfield nasceu? Foi em uma cozinha de um restaurante italiano Mamma Leoni que o gato nasceu e foi vendido para uma loja de animais. Não é à toa que seu prato favorito é lasanha e ele odeia uva-passas.

Ser preguiçoso, sarcástico e dengoso são características marcantes do personagem que tem um ursinho de pelúcia adorável, o Pooky. Seu dono é Jon Arbuckle.

Depois do sucesso das histórias em quadrinhos, em 1982 foi lançado um especial para televisão: Aí vem o Garfield. Outros programas foram sendo criados, como em 1985, Garfield on the Town. O personagem conquistou diversos prêmios, entre eles, quatro Emmys.

O primeiro filme de Garfield foi lançado em 2004, Garfield: O Filme, que foi um grande sucesso de bilheteria. Em 2006 saiu Garfield 2, e uma das curiosidades é que na China o filme ainda é um grande sucesso até nos dias de hoje.

Depois disso veio Garfield Cai na Real (2007), A Festa do Garfield (2008) e Garfield: Um Super-Herói Animal (2009).

Montagem com o Garfield e com Samuel L. Jackson
Montagem com o Garfield e com Samuel L. Jackson (Reprodução)

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›