Por que filmes de James Cameron são sempre histórias de amor?

Diretor explicou o motivo de colocar romance em seus filmes, mesmo que sejam ação ou ficção científica

Embora a maior parte do trabalho de James Cameron seja baseado em ação e ficção científica, um tema recorrente em sua filmografia são histórias de amor.

Em uma entrevista, Cameron explicou as razões pelas quais ele frequentemente apresenta histórias de amor em seus filmes.

O cineasta disse ao Empire que, com exceção de Titanic, ele começa a história pelo gênero que o filme é, e em seguida acrescente o romance.

“Eu sempre disse ‘todos os meus filmes são histórias de amor’, mas não diria que meu processo criativo necessariamente começa aí, exceto pelo óbvio: Titanic. Eu lancei como ‘Romeu e Julieta em um navio afundando’, então foi uma história de amor desde o início”.

“Com outros, como O Exterminador do Futuro e O Segredo do Abismo, eles começaram como histórias de gênero: ‘um assassino que viaja no tempo mirando em uma pessoa insignificante cuja existência tem grande significado no futuro’. Ou no caso do segundo: “Encontros imediatos debaixo d’água'”.

Em seguida, Cameron falou sobre a importâncias de colocar riscos emocionais na história de seus personagens, e que isso os torna mais “poderosos e heroicos”.

“Mas então, enquanto tento descobrir como criar riscos emocionais reais para os personagens, minhas histórias de alguma forma sempre se tornam histórias de amor. Sempre acreditei que, para ser verdadeiramente heróico, um personagem deve colocar outra pessoa antes de si mesmo e estar disposto a fazer o sacrifício final, se necessário”.

“Portanto, a história de amor é o meu caminho para criar personagens poderosos e heroicos. Pode ser um novo amor (O Exterminador do Futuro, Titanic, Avatar), pode ser um casamento sendo testado (O Segredo do Abismo, True Lies), pode ser o amor de um pai por um filho (O Exterminador do Futuro 2, Aliens e Avatar: O Caminho da Água). Acho que sou apenas um romântico de coração”.

Os sucessos de James Cameron

Avatar
Avatar (Divulgação/ Century Fox)

James Cameron está envolvido na direção de diversos sucessos do cinema, começando por O Exterminador do Futuro, que se tornou um franquia, como também Aliens, O Resgate, e True Lies.

Mas foi Titanic que tornou Cameron um nome forte em Hollywood. O romance baseado na história real de um navio se tornou a maior bilheteria do muito por vários anos até perder o posto para outro filme do próprio Cameron: Avatar.

Avatar foi lançado em 2009, e revolucionou o cinema não apenas pelo seus efeitos especiais impecáveis, mas também pelo uso da tecnologia 3D. O filme de ficção cientifica é desde então a maior bilheteria global por arrecadar cerca de US$ 2,9 bilhão.

Cameron está de volta em Pandora com Avatar: O Caminho da Água, que estreia no dia 15 de dezembro.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›