Por que Dragon Ball não é considerado um dos Três Grandes Shonen?

Fãs de animes costumam passar bastante tempo debatendo sobre quais séries Shonen são as melhores, seja por nível de poder, batalhas ou trama. E um dos debates mais frequentes envolve sobre Dragon Ball não é considerado um dos “Três Grandes Shonen”.

O termo “Três Grandes”, ou “Big Three”, surgiu no ano 2000 e se refere aos animes One Piece, Naruto e Bleach. O titulo veio por conta das frequentes aparições na capa da Shonen Jump, além de capas compartilhadas apresentando os três personagens.

Os Big Three eram os animes dos quais os fãs simplesmente não podiam escapar, pois dominavam convenções, mercadorias e fóruns. Apesar de ser um termo usado para as propriedades mais populares e onipresentes, Dragon Ball Z não está entre eles.

Atualmente, a lista foi atualizada e o Big Three inclui Jujutsu Kaisen, Chainsaw Man e Hell’s Paradise: Jigokuraku.

Timing explica exclusão de Dragon Ball do anime Big Three

Dragon Ball Z (Reprodução / Toei Animation)
Dragon Ball Z (Reprodução / Toei Animation)

Dragon Ball, apesar de sua longevidade e popularidade, não é considerado parte do Big Three. De acordo com o CBR, a principal razão para isso é a data de publicação da história de Akira Toriyama.

No Japão, One Piece foi lançado em 1997, Naruto em 1999 e Bleach em 2001. Na América do Norte, esses títulos foram lançados entre 2002 e 2007.

Dragon Ball, por outro lado, estreou muito antes, com o mangá original lançado no Japão em 1984 e terminando em 1995. E foi lançado na América do Norte e outras localidades a partir de 1998, o que significa que muitos fãs de anime teriam lido Dragon Ball antes mesmo dos outros títulos serem lançados.

Dragon Ball Z, lançado na TV norte-americana e outro lugares do mundo a partir de 1996, terminou sua série de novos episódios em 2003, antes do lançamento dos animes Big Three (One Piece em 2004, Naruto em 2005 e Bleach em 2006).

Assim, quando o Big Three começou suas exibições ocidentais, os espectadores já estavam familiarizados com Dragon Ball, Dragon Ball Z e Dragon Ball GT. Isso fez com que Dragon Ball parecesse ser de uma era anterior ao Big Three.

Além disso, quando a Viz Media trouxe o mangá de Dragon Ball para os Estados Unidos e outras localidades, não o fez através da Shonen Jump, mas como uma história em quadrinhos mensal, separando-a ainda mais de seus contemporâneos.

Os animes Big Three estão ligados na mente dos fãs porque eram frequentemente vistos juntos em várias capas da Shonen Jump, criando um sentimento de movimento unificado, ao contrário de Dragon Ball, que parecia sua própria franquia separada.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›