Por que Batman é o herói mais trágico dos quadrinhos

Possivelmente, Batman é o herói mais trágico da história dos quadrinhos e do cinema. Ele é famoso por sua personalidade taciturna, mas uma breve olhada em seu histórico de tragédias, dá para entender o porquê.

Ele viu seus pais serem assassinados

Sem dúvida, Batman testemunhar o assassinato de seus pais é um dos eventos mais importantes na linha do tempo de toda a DC Comics, afinal, este é o momento decisivo na vida de Bruce Wayne.

Foi nesse ponto que ele decidiu iniciar sua jornada contra o crime e deu início a todas as histórias conhecidas dos quadrinhos, do cinema e da televisão.

É esse crime que marca o início dos maiores traumas de Bruce e planta as sementes para sua busca por vingança, disfarçada de justiça.

É uma ferida que nunca vai fechar e sempre vai sangrar, uma dor que ele vai continuar tentando curar se vestindo de morcego e lutando contra o crime.

Ben Affleck como Batman (Reprodução / DC)
Ben Affleck como Batman (Reprodução / DC)

A Paralisia de Barbara Gordon

Barbara, também conhecida como Batgirl, é filha do Comissário de Polícia James Gordon. No enredo de The Killing Joke, o Coringa atira nela e a deixa paraplégica.

Como Bruce via Barbara como membro de sua família, ele esteve muito perto de matar o Coringa por causa disso, apesar do seu juramento de nunca matar ninguém.

Depois disso, Bárbara se tornou o Oráculo, uma hacker extremamente bem informada que passou a ajudar todos os heróis da DC Comics.

A morte de Alfred

Bruce Wayne passou pelo tormento de ver seu pai morrer duas vezes. Primeiro, o assassinato de Thomas Wayne e, mais tarde, a morte de Alfred Pennyworth.

Alfred era o mordomo da família Wayne, mas viu Bruce crescer e também era uma figura paterna para ele.

Alfred cuidou de Bruce quando ele era uma criança e se tornou seu confidente e aliado mais próximo depois que ele se tornou o Batman.

Sua morte teve um impacto significativo em toda a Batfamília, mas Bruce sentiu ainda mais.

Alfred manteve sua fé em Bruce até o fim, confirmando que os dois tinham um vínculo diferente de qualquer outro na DC Comics.

Jason Todds e Batman nos quadrinhos (Reprodução)
Jason Todds e Batman nos quadrinhos (Reprodução)

A Morte de Jason Todd

De todas as tragédias que atormentaram a vida do Batman, sem dúvida nenhuma chegou mais perto de quebrá-lo do que o assassinato de Jason Todd. Jason foi o segundo Robin, um adolescente rebelde e impulsivo que se tornou impopular entre os leitores.

Após a morte de Todd, Batman ficou determinado a encerrar o conflito com o Coringa de uma vez por todas. Ele não o faz, e Jason finalmente retorna como o vigilante Red Hood mais popular.

Mesmo assim, seu fracasso em salvar Jason continuou sendo o maior arrependimento de Bruce por anos, perseguindo-o e torturando-o continuamente.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›