Por que a última temporada de Supernatural foi um problema?

Supernatural é uma série que seguia um modelo em sua narrativa, e isso incluía sua própria lista de pontos fortes e fracos. Com o passar do tempo, a série acabou adquirindo o hábito de cometer os mesmos erros, o que refletiu na última temporada, que acabou repetindo esses erros ao invés de corrigi-los.

Transformando os Winchesters em vilões em vários pontos

As primeiras temporadas da série foram um grande sucesso, mas as da sequência tenderam a fracassar em vários pontos. Os irmãos Winchester vivenciaram alguma situações moralmente desafiadoras, o que os tornou vilões em certos momentos.

Uma dessas situações inclui a decisão de deixaram o próprio irmão Adam no Inferno, e também a sua tentativa de matar Crowley, quando tudo que ele estava fazendo era tentar ajudá-los.

Na décima quinta temporada, esse problema aconteceu quando os vilões designados pareciam bons, na verdade. Um dos exemplos mais marcantes é quando Jack deveria ser visto como um ex-vilão que estava em busca de edenção, mas Dean se comportava como uma pessoa mesquinha que se recusava a perdoá-lo e ainda o incentivava a se matar.

Castiel e Dean em Supernatural (Divulgação / The CW)
Castiel e Dean em Supernatural (Divulgação / The CW)

Tentando ser exageradamente chocante

Como é de se esperar, cada final de temporada trazia uma reviravolta no final que deixava o público abalado e interessado o suficiente para voltar na temporada seguinte.

Entretanto, houve momentos como o final da nona temporada, que matou Dean, e a décima segunda, que mostrou a morte repentina de Castiel, que foram acusados pelos fãs de serem chocantes de maneira barata e despropositada.

Assim, apesar de ter um final muito bem feito, os fãs ficaram divididos com a decisão de matar Dean permanentemente no último episódio.

Isso foi considerado um grave erro principalmente pelo fato de Dean e Sam já terem recebido um final feliz no episódio anterior, apenas para tudo ser desfeito no último episódio.

Supernatural (Divulgação / The CW)
Supernatural (Divulgação / The CW)

Deixando várias perguntas sem resposta

Essa foi uma estratégia utilizada pela série com a intenção de deixar ganchos para o público acompanhar os episódios a longo prazo, porém, muitas perguntas ficaram sem respostas durante muito tempo.

A última temporada também cometeu esse erro nesse aspecto, pois, mesmo depois de 15 temporadas no ar, muitas coisas ficaram pendentes para serem resolvidas no final, como não responder se Eileen se casou com Sam, o que aconteceu com Jody Mills e seu grupo, se Adam retornou à vida, e inclusive qual seria agora o lugar de Castiel no céu.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›