Pokémon: Por que Ash não começou com Bulbasaur, Charmander ou Squirtle?

Produtor do anime explicou o motivo de Ash começar com Pikachu

O produtor executivo do anime Pokémon, Kunihiko Yuyama, explicou o por que Ash Ketchum começou sua jornada com Pikachu, em vez dos três inicias de Kanto tradicionais, Bulbasaur, Charmander e Squirtle.

De acordo com o CBR, Yuyama disse: “Penso em Pikachu como uma combinação de fofura, força e capacidade de provocar algumas risadas”. E acrescentou:

“A propósito, decidi desde o início que o Pokémon que se tornaria o parceiro de [Ash] não seria um dos três que você escolheria no início do videogame, pois imaginei que isso poderia tornar alguns dos espectadores tristes. É por isso que ele acabou com um Pikachu, uma decisão que estou muito feliz por ter tomado”.

Há rumores de que originalmente Ash teria como primeiro Pokémon um Clefairy.

Pikachu, Ash e Professor Carvalho em Pokémon (Reprodução)
Pikachu, Ash e Professor Carvalho em Pokémon (Reprodução)

Uma escolha difícil

Nos jogos Red, Blue e Green, lançados 1996, o jogador poderia escolher entre os iniciais Bulbasaur, do tipo planta, Charmander, do tipo fogo, e Squirtle, do tipo água.

E a escolha entre os três sempre gerou discussão entro fãs. Duvidas surgiam sobre no que se basear na escolha como o mais forte, o mais fofo, o melhor tipo, ou pensando no competitivo.

As discussões também continuavam através até na forma de jogar, onde Bulbasaur seria uma escolha boa para iniciantes, por ter vantagem nos três primeiro ginásios.

Charmander seria jogar no modo difícil, pois leva desvantagem nos dois primeiros ginásios. Enquanto Squirtle seria uma escolha neutra pelo tipo água ser o mais equilibrado entre os três em relação a vantagens e desvantagens de tipo.

Este tipo escolha se tornou padrão em todos os jogos principais da franquia, e a cada nova geração um novo trio de iniciais é apresentado.

Pikachu em Pokémon (Reprodução)
Pikachu em Pokémon (Reprodução)

Ash e Pikachu influenciaram os jogos

Devido ao grande sucesso do anime, como também da dupla Ash e Pikachu, a Game Freak e a Nintendo lançaram em 1998 o jogo Pokémon Yellow. Uma versão de Red/Blue/Green, mas a história se aproximava do anime.

O design do protagonista do jogo Yellow foi feito para ser mais próximo de Ash, como também a única escolha de inicial seria o Pikachu. E assim como no jogo, Pikachu se recusa evoluir para Raichu.

Já o seu rival escolheria um Eevee como inicial. Curiosamente, no anime, Gary Carvalho escolheu Squirtle como seu primeiro monstrinho.

Outro ponto interessante do jogo é que as ações do protagonista mudavam o humor de Pikachu, e em alguns momentos do jogo era possível ver o ratinho elétrico ter vários tipos de reações. Essa mecânica de afeição continuou nos jogos posteriores.

Yellow também incluiu Jesse, James e Meowth como membros da Equipe Rocket, pois eles não aparecem nos três jogos anteriores.

A jornada de Ash e Pikachu no anime chega ao fim no dia 24 de março.

Esse conteúdo não pode ser exibido em seu navegador.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›