Plano original de Sexta-Feira 13 7 poderia ter mudado rumo da franquia

O filme seria um projeto ambicioso para garantir prêmios, mas ninguém quis comprar a ideia.

Quem consegue imaginar um dos filmes de Sexta-Feira 13 sendo reconhecido pela Academia e recebendo uma indicação ao Oscar? A ideia que parece insólita estava nos planos de Barbara Sachs, produtora envolvida em Sexta-Feira 13 Parte VII, considerado um dos piores da franquia.

O projeto foi o primeiro da prodtora na série de filmes, e ela tinha grandes planos para ele. Sua ideia original era de que uma empreiteira iria encobrir os crimes no acampamento Crystal Lake para construir um condomínio no local.

Corey Feldman é Tommy Jarvis em Sexta-Feira 13 IV (Reprodução)
Corey Feldman é Tommy Jarvis em Sexta-Feira 13 IV (Reprodução)

Em entrevista para a Revista GQ há alguns anos, o roteirista Daryl Haney revelou que ela procurou uma série de grandes nomes na direção em Hollywood, em sua busca pela estatueta dourada.

Um deles foi o famoso Federico Fellini, que já dirigiu clássicos do cinema como A Doce Vida, A Voz da Lua e Ginger e Fred. Embora a ideia fosse interessante, o cineasta nem sequer cogitou a ideia de ocupar a cadeira de diretor para o filme assim como os outros grandes nomes que Barbara procurou, infelizmente.

Estúdio quis ‘surfar’ na ideia de crossovers

Sempre alcançando lucros altos com orçamentos minúsculos, a morte de Jason Voorhees foi mostrada no final de Sexta-Feira 13 Parte IV acabou sendo tendo que ser ‘consertada’. Entra Sexta-Feira 13 Parte V: Um Novo Começo, em que um copiador assume a identidade de Jason para prosseguir com as matanças.

"Jason" em Sexta-Feira 13: Um Novo Começo (Reprodução)
“Jason” em Sexta-Feira 13: Um Novo Começo (Reprodução)

Com a severa rejeição dos fãs, os estúdios decidiram dar poderes para o personagem e trazê-lo de volta da tumba. Sexta-Feira 13 Parte VI: Jason Vive resuscita o serial killer, e mesmo com os lucros baixos nos cinemas, o filme está no topo da lista dos fãs, sendo o primeiro a empregar o estilo ‘Pânico’ de metalinguagem uma década antes do filme existir.

Depois de muita discussão sem chegar a um consenso, a Paramount e a New Line desistiram da ideia de fazer o sétimo filme com uma batalha entre Jason e Freddy. A ideia sairia do chão em 2003, quando os dois vilões finalmente puderam se enfrentar.

Freddy vs Jason (Reprodução)

Os estúdios, no entanto, não desistiram da ideia de um crossover e trouxeram Tina Shepard, uma adolescente com poderes telecinéticos. Muitos fãs criticaram a decisão, que transformou o slasher em um Jason vs Carrie de Segunda Categoria. Não somente o filme tinha um roteiro sem sentido, a censura caiu matando no filme, que reduziu seu sangue e violência para quase nada.

Com a rejeição dos fãs do filme, Parte VII também foi massacrada pela crítica, e mantém uma média de 35% no Rotten Tomatoes. Obviamente, o filme não chegou nem perto de ser considerado para o Oscar. Valeu a intenção, pelo menos…

A mais recente versão de Sexta-Feira 13, lançado em 2009, está disponível para streaming no Globoplay.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›