Peaky Blinders: Comparação entre vida real e a ficção

Peaky Blinders: Divulgação

Criado por Steven Knight, Peaky Blinders é um seriado baseado em uma história real, mas também é altamente fictício para fins dramáticos.

Os Peaky Blinders originais percorreram Birmingham por um período completamente diferente daquele contado na série, mas existiram de verdade.

Os verdadeiros Peaky Blinders realmente apareceram nas notícias dos jornais em Birmingham e eram conhecidos por seu estilo único.

Steven Knight disse que criou a série baseada nas histórias que seu pai contava sobre homens que andavam “impecavelmente vestidos, com bonés e armas nos bolsos”.

Os personagens da família de Tommy Shelby em Peaky Blinders foram baseados em uma família da vida real e refletem a sociedade que habitava Birmingham em 1920 e, inclusive, os inimigos de Tommy Shelby também existiam.

O líder do Birmingham Boys, Billy Kimber, que aparece no show, era um gângster da vida real, junto com Charles “Darby” Sabini, um criminoso de Londres que controlava competições de cavalos de corrida no sul da Inglaterra.

Kimber e Sabini eram rivais reais que lutaram pelo controle, e ambos aparecem com destaque na história da série, mas, incrivelmente, Tommy Shelby é uma das partes fictícias do programa.

A quinta temporada de Peaky Blinders também apresenta o traficante de drogas Brilliant Chang, que, na vida real, dirigia um restaurante chinês em Birmingham e foi publicamente identificado no noticiário como um “rei das drogas”.

Embora os Peaky Blinders não tenham sido uma grande influência na sociedade de Birmingham em 1920, a série de televisão Netflix oferece uma intrigante história de revisão e teoriza o que poderia ter acontecido.

É provável que, em algum momento, um dos Peaky Blinders da década de 1890 tenha servido na Primeira Guerra Mundial e tido a oportunidade de se encontrar com verdadeiras figuras históricas como Chaplin, Kimber, Sabini, Mosley, Churchill e Chang.

A série da BBC, transmitida pela Netflix aqui no Brasil, mantém o espírito da gangue Peaky Blinders original, mas muda quem eles eram, como operavam e suas motivações de maneiras às vezes drásticas.

Um Psicólogo que estuda Medicina, ensina inglês, toca piano, ama escrever e tem um gato. =P


SIGA-NOS E VEJA MAIS


Veja mais ›