Para executiva da BBC personagem de Idris Elba em Luther tem representatividade superficial

Recentemente a declaração de uma executiva da BBC deixou os fãs de Luther chocados e contrariados, ao afirmar que o personagem representado por Idris Elba não é negro o suficiente.

Miranda Wayland, chefe de diversidade da emissora analisou a série que tem Elba como protagonista, e alegou que John Luther tem diversidade e representatividade superficiais.

O resultado apresentado pela executiva, que se baseou no fato do personagem não ter amigos negros e não comer comida caribenha, vai contra a opinião do público, que glorificou a produção por ter um protagonista negro e forte.

A análise de Wayland vem reforçar um discurso estabelecido pelos executivos da BBC, que não adianta trazer representatividade ao elenco com atores negros, se seu personagens não forem convincentes.

Durante sua participação na conferência MIPTV, que reúne executivos de TV do mundo todo, Wayland destacou que para uma verdadeira representatividade, os chefes de TV precisam construir o ambiente e a cultura em torno dos personagens negros, de maneira que eles reflitam sua verdadeira origem.

“Quando Luther foi lançada, todo mundo adorou o fato de Idris Elba estar lá, um personagem negro muito forte. Todos nós nos apaixonamos por ele. Quem não gostou, certo? Mas depois que você começa a falar sobre a segunda série, você fica tipo: OK, ele não tem nenhum amigo negro, ele não come nenhuma comida caribenha, isso não parece autêntico”, explicou ela.

A executiva chegou a afirmar que como medida para contornar o problema de autenticidade na representatividade, a emissora contratou mais diretores negros.

Mas a declaração de Wayland foi contestada por Neil Cross, criador e roteirista de Luther, que afirmou que a raça do protagonista da série nunca foi importante para sua história.

“Não tenho conhecimento, experiência ou direito de tentar lidar de alguma forma com a experiência de ser negro na Grã-Bretanha moderna. Teria sido um ato de tremenda arrogância da minha parte tentar escrever um personagem negro. Teríamos acabado com a ideia de um personagem negro de um escritor branco ligeiramente envergonhado, ignorante, de classe média”, ressaltou ele.

Considerada uma das séries de maior sucesso da BBC, devido seu número altíssimo de telespectadores fiéis, Luther, que já está em sua 5ª temporada, inspirou um filme, que levará Idris Elba como John Luther as telas dos cinemas.

O longa metragem de Luther ainda não começou a ser produzido e por isso não tem uma data de lançamento definida.

As cinco temporadas de Luther estão disponíveis no Amazon Prime, somente para assinantes.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›