Pânico 4 fez referência secreta a filme de terror cancelado

Diretor consegue rir das próprias 'desgraças'

Pânico sempre foi uma fonte interminável de referências à cultura pop das décadas em que foram lançados. O diretor Wes Craven, admirado pelos fãs do gênero por revolucioná-lo das mais diferentes formas, sempre teve muito senso de humor e não estava aquém de tirar sarro de si mesmo em seus filmes.

Ghostface em Pânico 6
Ghostface em Pânico 6 (Divulgação/ Paramount Pictures)

Um fato curioso que muitos fãs podem não saber é que Wes também plantou uma referência de uma ideia descartada sua no quarto filme da série.

O filme que não existiu

Assim como fez com Pânico nos anos 1990, o cineasta também ditou tendências com A Hora do Pesadelo nos anos 1980, tanto que Freddy Krueger se tornou um ícone, reconhecido até mesmo por pessoas que não gostam de terror.

Robert Englund é Freddy Krueger em A Hora do Pesadelo (Reprodução)
Robert Englund é Freddy Krueger em A Hora do Pesadelo (Reprodução)

Mesmo sendo um gênio da indústria, nem todas as ideias que Wes teve vingaram grandes sucessos, e ele parece encarar a verdade numa boa, e usar como motor criativo.

Uma destas foi sua sugestão para A Hora do Pesadelo IV, que segundo o primeiro rascunho iria tomar emprestado os elementos sobrenaturais de Brinquedo Assassino e envolver viagens no tempo. A ideia não foi bem aceita pelo estúdio, que decidiu seguir em outra direção, que acabou se tornando o filme que foi lançado em 1989.

“O pior de todos”

Wes usou seu fracasso de forma produtiva em forma de uma referência na cena de abertura de Pânico 4. Duas amigas estão assistindo Facada 7, em que duas amigas assistem Facada 6 e discutem sobre a franquia, uma paródia dos filmes de Pânico que existe em seu próprio universo.

Anna Paquin e Kristen Bell em Pânico 4 (Reprodução)
Anna Paquin e Kristen Bell em Pânico 4 (Reprodução)

Uma delas fala sobre como os primeiros três filmes eram baseados em fatos reais (uma referência aos filmes anteriores), e como depois disso a série foi só ladeira abaixo.“Facada 5 tem viagem no tempo, e é de longe o pior de todos”, confessou a moça.

Aparentemente, duas décadas depois Wes já superou a situação o suficiente para rir dela, e admitir que a ideia, caso tivesse sido aceita, não iria resultar em um filme muito bom. No fim das contas, há males que vem para o bem!

Pânico (2022) está disponível no Telecine Play. Pânico (1996), 2 e 3 estão disponíveis no Paramount+ e através de assinaturas premium da Prime Video ou Globoplay. Pânico 4 está disponível no Prime Video e assinatura premium do Globoplay.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›