Pânico 3 expôs maior abusador de Hollywood e ele nem notou

Filme sempre referencia Hollywood em sua trama, mas desta vez eles foram além

A metalinguagem de Pânico sempre foi um dos elementos chave para o sucesso da franquia de terror, mas o terceiro filme da série superou todos os outros usos dela, alfinetando um dos chefões de Hollywood.

Pânico 3, lançado em 2000, é considerado o pior filme da franquia por ter exagerado no tom cômico ao colocar atores interpretando os personagens dos filmes em sua adaptação fictícia, a série Facada.

Apesar disso, o filme fez algo que nenhum outro da franquia fez. Com sutileza, a produção mostrou os podres de Hollywood deu uma alfinetada em um dos mais notórios abusadores da indústria: o produtor Harvey Weinstein.

Um dos principais pontos da trama do filme era o passado de Maureen Prescott, mãe da protagonista Sidney. A mulher havia trabalhado como atriz de filmes de terror B em Hollywood, e se tornou uma das vítimas de abuso de John Milton, produtor de filmes.

Scott Foley é Roman Bridger e Lance Henriksen é John Milton em Pânico 3 (Reprodução)
Scott Foley é Roman Bridger e Lance Henriksen é John Milton em Pânico 3 (Reprodução)

Como a história de Milton reproduz a de Weinstein?

Mesmo tendo sido lançado quase duas décadas antes do grande movimento Me Too, que causou o encarceramento do cineasta, o filme trouxe à tona algo que já era de conhecimento interno de quem trabalhava na indústria cinematográfica.

A atitude de incluir este tema no filme mostra a coragem do diretor Wes Craven e do roteirista Ehren Krueger, já que Harvey era um dos produtores executivos do filme, além de ser um dos fundadores da Miramax, estúdio que até hoje produz a série de filmes de sucesso.

Harvey Weinstein
Harvey Weinstein (Divulgação/ ABC)

John Milton é visto em Pânico 3 admitindo suas atitudes amorais e assumindo sua culpa em ter transformado a carreira de Maureen em um ciclo de abuso que acabou gerando uma gravidez indesejada. Mesmo com tantas referências, Harvey parece não ter captado a mensagem e não exigiu nenhum tipo de refilmagem para cortar esta parte da trama.

Mesmo não podendo fazer nada sobre o caso na vida real, o filme pelo menos faz ‘justiça’ de certa forma, transformando Milton em uma das vítimas de Ghostface.

Pânico (2022) está disponível no Telecine Play. Pânico (1996), 2 e 3 estão disponíveis no Paramount+ e através de assinaturas premium da Prime Video ou Globoplay. Pânico 4 está disponível no Prime Video e assinatura premium do Globoplay.

Fonte: Screen Rant

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›