Outlander: A Batalha de Culloden aconteceu na vida real?

Para os fãs de Outlander que se perguntam se realmente aconteceram na vida real o Levante Jacobita e a Batalha de Culloden, tão comentados na série, a resposta é sim!

A produção está atualmente em fase de gravações da sua sexta temporada, mas durante as primeiras temporadas, foi visto muito da Escócia e os conflitos políticos do século XVIII, principalmente na segunda temporada, que focou nos preparativos para a Batalha de Culloden, cujo clímax aconteceu ao final com uma sangrenta luta em Culloden Moor.

A trama é baseada em fatos reais e teve bastantes acertos nos assuntos históricos que abordou. Um exemplo é quando o público vê os escoceses se mobilizando pelo movimento de independência, representados pelos personagens Dougal Mackenzie (Graham McTavish) e Geillis Duncan (Lott Verbeek), que se uniram pela causa jacobita.

A segunda temporada mostra a viagem dos protagonistas Jamie (Sam Heughan) e Claire Fraser (Caitriona Balfe) à cidade de Paris, onde se encontram com o Príncipe Charles que, apoiado pelos escoceses, tentam recuperar o trono inglês.

Como se sabe pela história (e a própria Claire conta pro Jamie), os ingleses saíram vencedores da sangrenta batalha.

Claire (Caitriona Balfe) em Outlander (Reprodução)
Claire (Caitriona Balfe) em Outlander (Reprodução)

Onde foi filmada a Batalha

A verdadeira Culloden Moor não foi utilizada nas locações de Outlander, mas sim outros lugares próximos a Edimburgo, capital da Escócia.

O verdadeiro local fica a 9 Km da cidade de Inverness, também citada na trama por diversas vezes.

Ele foi tombado como patrimônio histórico da Escócia no ano de 2001 e se tornou o memorial da histórica Batalha.

Curiosidades sobre os kilts

Por conta da vitória dos ingleses sobre os escoceses, o kilts (a tradicional saia escocesa) foi proibida de ser utilizada durante 100 anos. Isso porque elas representavam um símbolo de poder dos clãs, e cada um tinha suas próprias cores.

Por essa razão, a vestimenta se tornou uma representação de orgulho e resistência para os escoceses e quando o decreto proibitivo se encerrou, eles voltaram a utilizá-la até hoje.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›