Oscar: No Ritmo do Coração leva principal prêmio da noite e faz história no streaming

A 94ª edição do Oscar desse domingo (27) foi marcada pela vitória de No Ritmo do Coração como o melhor filme do ano. Mas o longa fez história por ser a primeira vez que um longa feito exclusivamente para o streaming venceu a premiação nesta categoria.

No Ritmo do Coração (CODA em inglês, que significa Child of deaf adults, ou filho de pais surdos em tradução livre) foi produzido pela AppleTV+, e no Brasil está disponível no Amazon Prime Video.

O filme também marcou como o primeiro com elenco predominantemente surdo a ganhar o prêmio, o que levou o público de celebridades que lotava o Dolby Theatre em Hollywood a ovacionar a escolha da academia, com linguagem de sinais inclusive.

“Obrigado à Academia por deixar nosso No Ritmo do Coração fazer história esta noite”, disse o produtor Philippe Rousselet ao receber o prêmio.

Ele também elogiou o roteirista-diretor Siân Heder.

“Ele manteve nosso barco navegando. Não foi um passeio fácil. Você foi o melhor capitão que um produtor pode sonhar. Para nosso elenco incrível, vocês formaram uma família maravilhosa e amorosa na tela, mas também fora dela, e todo mundo queria fazer parte disso.”

O produtor Patrick Wachsberger agradeceu à Academia por “reconhecer um filme sobre amor e família neste momento difícil”.

Ele também saudou os executivos da Apple, que foram “capazes de colocar fisicamente o filme em qualquer lugar do mundo”.

Em um comunicado, Zack Van Amburg, chefe de vídeo mundial da Apple, elogiou o filme:  “Traz uma poderosa representação da comunidade surda para o público e a quebra de tantas barreiras. Trabalhar em No Ritmo do Coração nos lembra o poder do filme de unir o mundo”.

Jamie Erlicht, chefe de vídeo mundial da Apple, também acrescentou: “Foi uma verdadeira alegria testemunhar o impacto positivo na humanidade que esta história e suas performances tiveram em todo o mundo”.

No Ritmo do Coração é remake de filme francês

Ruby (Emilia Jones) e Jackie (Marlee Matlin) em No Ritmo do Coração
Ruby (Emilia Jones) e Jackie (Marlee Matlin) em No Ritmo do Coração (Divulgação/ AppleTV+)

No Ritmo do Coração é um remake em inglês do filme em francês de 2014, La Famille Bélier, embora existam várias diferenças significativas entre eles, incluindo o elenco de atores surdos em papéis principais.

A atriz Marlee Matlin, que interpreta Jackie, foi a única surda vencedora do Oscar antes da vitória de Kotsur na noite deste domingo (27), e ameçou sair do projeto quando atores ouvintes estavam sendo considerados para o papel desempenhado por Kotsur, que interpretou o marido dela no filme.

A Apple adquiriu o filme por US$ 25 milhões no Festival de Cinema de Sundance em janeiro de 2020, lançando-o nos cinemas no mesmo dia em que começou a ser transmitido no Apple TV + no ano passado.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›