Oscar convida novos membros, entre eles alguns brasileiros; saiba quem

A nova lista contou com alguns brasileiros para compor a Academia

publicidade

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, responsável por premiar os melhores da indústria no Oscar, anunciou na última terça-feira (28) o nome de 397 convidados para integrar o seu quadro de membros.

Caso todos os novos membros aceitem o convite, a Academia passará a ter 10.665 integrantes, tendo 9.665 direito a voto na próxima edição do Oscar. Após protestos a respeito da falta de representatividade entre os indicados ao Oscar nos últimos anos, a Academia está tentando levar mais diversidade para o seu quadro de membros.

publicidade

Desde 2016, protestos sob a hashtag #OscarsSoWhite têm questionado a ausência de pessoas não-brancas na lista de indicados à premiação. Além disso, a falta de indicadas e ganhadoras mulheres nas categorias de direção também é alvo de críticas.

Nesse contexto, segundo dados da revista Variety, o grupo de convidados mais recente é formado por 44% de mulheres, 37% de pessoas integrantes de grupos étnicos/raciais minoritários e 50% vindos de países e territórios de fora dos Estados Unidos.

Entre os últimos convidados, estão alguns nomes de destaque da última edição do Oscar. Os atores Ariana Debose (West Side Story) e Troy Kotsur (CODA), ganhadores da estatueta de melhor atriz coadjuvante e melhor ator coadjuvante, respectivamente, estão na lista.

Além deles, a atriz Anya Taylor-Joy (Homem do Norte) e a cantora e compositora Billie Eilish também foram convidadas.

publicidade
Billie Eilish
Billie Eilish está entre os novos rostos da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos (Divulgação)

Os convidados foram selecionados a partir da excelência nos seus trabalhos e contribuição às artes cinematográficas. Além dos nomes já falados, conforme apontou o G1, talentos brasileiros também foram chamados para integrar a Academia neste ano.

publicidade

São eles: Selton Mello (ator e diretor), Bruno Barreto (diretor), Jeferson De (diretor), Emilio Domingos (documentarista), Sara Silveira (produtora), Ilda Santiago (executiva) e Waldir Xavier (engenheiro de som).

Além dos brasileiros convidados neste ano, o Brasil também está representado na Academia pelo ator Wagner Moura (Tropa de Elite), Fernanda Montenegro (Central do Brasil), Kleber Mendonça Filho (Bacurau), Fernando Meirelles (Cidade de Deus), Petra Costa (Democracia em Vertigem) e Sônia Braga (Aquarius).

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›