Entenda o motivo que fez episódio de Os Simpsons ser banido na China

Os Simpsons estão sendo censurados na China por causa de alguns episódios que na cultura chinesa fazem referência a um evento traumático para a população local.

O 12 º episódio da 16ª temporada 16 foi banido por conter uma referência à Praça Tiananmen- ou Praça da Paz Celestial- onde ocorreu um conflito em 1989.

O governo chinês começou a ter um olhar mais rigoroso para qualquer conteúdo que signifique propaganda anti- China.

Neste post no Twitter é possível ver a referência ao evento histórico da República Popular da China, confira:

Na placa que se vê no episódio está escrito: “Praça Tiananmen. Neste lugar não aconteceu nada em 1989”.

A referência ao massacre de 1989 é algo equiparado na cultura chinesa ao 11 de Setembro para os americanos.

Por este motivo, mesmo que a referência não tenha sido intencional mexe com algo que a população chinesa prefere que não seja levado como motivo de brincadeira.

The City of New York vs. Homer Simpson em Os Simpsons (Reprodução)

No ano passado o diretor de Os Simpsons, Bill Oakley, falou ao The Hollywood Reporter sobre outro evento envolvendo um episódio da série e uma referência mal vista pela República Popular da China.

Em um episódio lançado em 1993, que mostra com os personagens lidando com um surto de gripe que teria vindo da China em uma caixa. Na ocasião Oakley declarou:

“Não gosto que seja usado para propósitos nefastos. A ideia de que alguém se apropria indevidamente para fazer o coronavírus parecer uma conspiração asiática é terrível. Em termos de tentar colocar a culpa na Ásia – acho isso nojento. Acredito que o antecedente (da gripe de Osaka) foi a gripe de Hong Kong de 1968. Era para ser apenas uma piada rápida sobre como a gripe chegou aqui.”

Outras Previsões

Apesar de Oakley negar a possibilidade da série prever eventos catastróficos, o showrunner Al Jean, admitiu que um episódio em especial o surpreendeu e até o assustou.

O momento ao que o Jean se refere está em The City of New York vs. Homer Simpson, que foi ao ar em 1997.

Após Homer perder o carro da família em uma visita à Nova York, Bart aparece segurando uma placa que contém o numeral 9 e está em frente às Torres Gêmeas formando assim a inscrição 9/11. Em entrevista ao ComicBook.com Jean comentou a coincidência:

“Havia uma cena maluca onde Bart exibia um folheto onde estava escrito: ‘Nova York por US $9 diários’, o World Trade Center, em 1996, estava no fundo, então parecia um ’11 de setembro’, o que era insano e, claro, não planejado e uma terrível coincidência. É aí que eu digo, ‘O que foi isso? Isso foi bizarro.’”

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›