Os Muitos Santos de Newark| Cena final explicada por diretor

O diretor de fotografia de Os Muitos Santos de Newark  revelou que a cena final do longa foi acrescentada muito depois. O último juramento entre Tony (Michael Gandolfini) e seu tio Dickie (Alessandro Nivola) foi gravado contra uma tela verde durante as regravações.

Kramer Morgenthau, diretor de fotografia de Os Muitos Santos de Newark, falou sobre a última cena do longa em uma entrevista para o SlashFilm.

O cineasta explicou que as gravações originais haviam sido feitas em uma casa funerária real locada para a produção. No entanto, quase um ano depois eles optaram por colocar o momento de juramento em cena.

“Foi adicionado quase um ano depois. Devido a pandemias globais e coisas assim, foi muito, muito mais tarde. As conversas sobre o clima e a iluminação foram estabelecidas já na primeira filmagem, então estamos reconstruindo para a refilmagem. E é uma casa funerária e tinha uma vibração de fonte única minimalista muito parecida como estilo de Gordon Willis em O Poderoso Chefão. Assim que Alan viu o que eu estava fazendo, a conversa acabou. Foi construído em uma atmosfera de um funeral em New Jersey de 1967. Foi apenas instintivo e foi um local, uma casa funerária real onde filmamos originalmente. E então, a reconstrução do juramento foi gravada em uma tela verde em um palco de som”.

O trabalho realizado por Alan Taylor, Morgenthau e pela equipe de efeitos visuais foi tão bem-feito que tornou difícil descobrir como foi feita até ser explicada pelo diretor de fotografia do longa.

Michael Gandolfini e Alessandro Nivola em Os Muitos Santos de Newark (Reprodução)

Conexão com Família Soprano

O assassinato de Dickie (Nivola) foi muitas vezes mencionado em Família Soprano, portanto seu desenrolar ser mostrado no filme não pegou o público de s surpresa.

Porém, como isso foi feito sim, foi bem surpreendente. A última cena mostra o funeral de Dickie enquanto Tony olha para seu corpo e o imagina levantando a mão para fazer um juramento de dedinhos com ele.

Sobre o Filme

Os Muitos Santos de Newark é localizado nas décadas de 1960 e 1970 e narra uma violenta guerra entre gangues em Nova Jersey. O Jovem Anthony Soprano, cresce em meio aos tumultos da Newark de 1967.

Dickie Moltisanti, tio de Tony, também é parte fundamental da trama, além do jovem Tony.

A direção do longa ficou sob a responsabilidade de Alan Taylor, um diretor frequente dos episódios da série Família Soprano.

Os Muitos Santos de Newark e Os Sopranos estão disponíveis na HBO Max.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›