Os Anéis de Poder: O que é uma Palantír e sua conexão com o Rei de Númenor?

O episódio 4 de Os Anéis de Poder explorou o destino da ilha de Númenor

Spoilers do episódio 4 de Os Anéis de Poder abaixo

O episódio 4 de O Senhor dos Anéis: O Anéis de Poder, abordou a destruição de Númenor, bem como deu mais explicações sobre o misterioso item chamado Palantír, que coincidentemente tem o nome do rei Tar-Palantír.

No episódio em questão, a Rainha Míriel explica a Galadriel que quando herdou o trono de seu pai, ela teve um visão do futuro ao tocar em uma esfera mágica, conhecida como Palantír. Esta profecia falava da queda de Númenor, afundada pelos Valar como punição por abandonar os velhos hábitos.

Como Míriel descreve a Galadriel, a visão convenceu o rei Tar-Palantír de que Númenor precisava voltar para o caminho que se perdeu. Ele então começou a defender o respeito pelos Valar e a amizade com os Elfos, acreditando que este era o único caminho para evitar a destruição.

Tar-Palantír de Os Anéis de Poder é fortemente inspirado no personagem original escrito por J. R. R. Tolkien em Silmarillion. Assumindo o trono após uma longa linhagem de predecessores anti-Valar, Tar-Palantír faz o possível para reverter seus erros.

Ele restaurou o compromisso de sua ilha com Valinor e os Elfos, revivendo a língua Quenya e cuidando de Nimloth, o símbolo das raízes divinas de Númenor. Embora ele tenha feito o seu melhor, os esforços de Tar-Palantír foram inúteis.

Tar-Palantír é descrito por Tolkien como “perspectivo tanto nos olhos quanto na mente”. Em outras palavras, ele era inteligente o suficiente para ver que a contínua rejeição de Númenor aos Valar terminaria em tragédia. No entanto, Tolkien não atribuiu a previsão preditiva de Tar-Palantír a nada além de uma mente afiada.

Em Os Anéis de Poder as coisas mudam um pouco, revelando como o rei só começou a se arrepender depois de testemunhar a destruição de sua ilha em uma visão em um Palantír. Com isso, a explicação para o conhecimento profético do rei fica um pouco mais clara.

Tar-Palantír e Palantír, o nome é uma coincidência?

Saruman (Christopher Lee ) usando uma Palantir em O Senhor dos Anéis (Reprodução)
Saruman (Christopher Lee ) usando uma Palantir em O Senhor dos Anéis (Reprodução)

Parece uma grande coincidência que a pessoa que prevê o futuro tenha o mesmo nome da bola de cristal capaz de mostrar o que estar por vir. Mas existe um explicação lógica para isso.

Como muitos monarcas do mundo real, os reis númenorianos adotariam um nome diferente ao ascender ao trono. O irmão de Elrond, Elros, por exemplo, ficou conhecido como Tar-Minyatur, enquanto Aragorn é apelidado de Rei Elessar.

Esses nomes reais costumam ser descritivos sobre o governante que os toma. Minyatur significa “alto primeiro governante” na língua quenya dos Elfos, denotando Elros como o primeiro rei de Númenor, e Elessar é uma referência à Pedra Élfica presenteada a Aragorn por Arwen.

Palantír é uma palavra quenya para “visão de longo prazo”, o que explica por que as bolas místicas e o rei númenoriano compartilham o mesmo nome.

Os palantír foram nomeados por suas poderosas propriedades. Então Tar-Palantír foi nomeado por conta de sua capacidade de prever o futuro de Númenor.

Contudo, essa explicação não faz tanto sentido em Os Anéis de Poder, afinal, o rei só teve a visão fatídica após ser coroado, então ele deve ter escolhido o nome Tar-Palantír por algum outro motivo.

Talvez ele reverenciasse a pedra como uma relíquia de família, ou talvez ele já fosse considerado “perspectivo” e apenas usasse o orbe mágico para verificar se estava certo.

Fonte: Screen Rant

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›