Os Anéis de Poder: Como as Terras do Sul se transformam em Mordor

Episódio seis de Os Anéis de Poder deu início a um evento anunciado desde o primeiro episódio

Desde o começo O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder veio provocando que algo grande aconteceria nas Terras do Sul. Desde Orcs escavando tanto acima quanto abaixo no solo do local, como também a marca de Sauron fazendo Galadriel ter um trabalho de detetive.

Agora, o episódio seis de Os Anéis de Poder, intitulado Udûn, mostrou a grande erupção vulcânica da Montanha da Perdição nas Terras do Sul que desvastaram o lugar que um dia será conhecido como Mordor, uma terra sombria e lugar perfeito para os Orcs morarem.

O site Screen Rant construiu um passo a passo detalhando como foi transformação das Terras do Sul em Mordor. Confira a seguir:

A Chave

Geoff Morell como Waldreg em O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder (Reprodução / Prime Video)
Geoff Morell como Waldreg em O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder (Reprodução / Prime Video)

A espada negra quebrada mostrou ser a chave para dar o início da transformação das Terras do Sul em Mordor. Contudo, um grande mistério ainda não tem solução: quem construiu tal mecanismo?

A arma se encaixa em uma fechadura que da inicio ao rompimento de uma barragem cuja água será levada através dos canais cavados pelos Orcs até a lava dentro da Montanha da Perdição.

Pode-se especular que o mecanismo pode ter sido construído com um propósito futuro durante a primeira era, mesmo que Morgoth não acreditasse que um dia perderia uma guerra.

A espada negra que se liga a Morgoth, e as marca de Sauron que remetem as Terras do Sul em mapas, mostram que esses seres malignos tinham planos para o lugar há muito tempo.

A influência de Adar sobre tudo que o aconteceu também não pode ser descontada. Ele é motivado a encontrar um lar permanente para seus Orcs viverem.

Como a transformação começa

Mapa das Terras do Sul em Os Anéis de Poder (Reprodução)
Mapa das Terras do Sul em Os Anéis de Poder (Reprodução)

A torre Ostirith está localizada no lado leste da cordilheira Ephel Dúath (círculo vermelho no mapa acima), o que significa que a via navegável pode ser o Poros ou algum afluente do enorme rio Anduin.

Uma vez que a água cai da barragem e atinge o nível inferior, ela flui para uma caverna e através de um sistema de túneis e trincheiras. Estes são os mesmos túneis e trincheiras que os Orcs de Adar têm cavado desde que a invasão das Terras do Sul começou.

Isso explica o motivo dos Orcs cavarem embaixo da aldeia, a água passa pela vila Tirharad (círculo amarelo), bem como Hordern (círculo verde). Todos os vários túneis subterrâneos alimentam uma trincheira central escavada por Arondir e os outros prisioneiros, que transporta a água para o norte até um vulcão inativo.

A explosão do vulcão é precisa

Montanha da Perdição entra em erupção em Os Anéis de Poder (Reprodução / Prime Video)
Montanha da Perdição entra em erupção em Os Anéis de Poder (Reprodução / Prime Video)

Quando a água chega no vulcão e toca o magma, uma erupção acontece. E isso também acontece na vida real. Isso leva o nome de erupção freática, quando a água se encontra o magma uma explosão acontece quase que instantaneamente lança vapor e pedra em alta velocidade.

Vale ressaltar que por se tratar de uma série de fantasia, a erupção vulcânica também pode ter sido causada com ajuda de magia, seja vinda de Morgoth, Sauron, Adar, da espada negra ou do próprio lugar. A ideia do local conter magia é forçado que foi na Montanha da Perdição que o Um Anel foi forjado.

Como as Terras do Sul mudarão

Orcs em O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder (Reprodução / Prime Video)
Orcs em O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder (Reprodução / Prime Video)

Pelo menos por parte de Adar, a erupção vulcânica é criar uma cortina de fumaça sob o céu e assim ter um bom lugar para os Orcs viverem sem medo de se ferirem com a luz do sol.

Desde então, Mordor passou a ser conhecido como um reino de escuridão. Contudo, escuridão não é o único resultado do projeto. Onde os orcs cavaram túneis, a água agora irrompe pelas cavidades, transformando as planícies lisas das Terras do Sul em um local acidentado.

As rochas voadoras e as nuvens de vapor que emanam da erupção da Montanha da Perdição destruirão os assentamentos, enquanto o calor tornará a vida e a agricultura na área praticamente impossíveis.

Quanto das Terras do Sul serão afetadas pela erupção do vulcão

Mapa das Terras do Sul em Os Anéis de Poder (Reprodução)
Mapa das Terras do Sul em Os Anéis de Poder (Reprodução)

A própria obra de J. R. R. Tolkien fornece uma ideia do quanto a erupção vulcânica afetará as Terras do Sul. Os efeitos posteriores das erupções da Montanha da Perdição (círculo vermelho) se estenderão do vale noroeste de Udûn e do Portão Negro de Sauron ao sul em direção a Tirharad e sudeste até o Planalto de Gorgoroth.

Além de Gorgoroth, no entanto, está Núrn (círculo azul), uma região de Mordor menos atingida pela erupção vulcânica e hospitaleira para uma pequena população de Homens. Núrn é descrita como uma região parcialmente fértil em comparação com as terras do norte de Mordor.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›