Associação de operadoras de TV a cabo quer barrar Netflix no Brasil

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica – Cade, divulgou a base de assinantes da gigante Netflix no Brasil. Em média, o streaming possui 19 milhões de clientes no país.

Tal informação, que era tratada como “caixa preta”, por ser confidencial, tinha até um documento que constava que esse dado não poderia ser divulgado, mas foi colocado em modo público em um determinado processo.

O erro aconteceu durante a manifestação da associação Neo TV, que representa pequenas operadoras de TV paga brasileiras que juntas detêm 2,5% do mercado.

No texto que a Neo entregou ao conselho havia críticas da fusão entre a Discovery e WarnerMedia e citava também um argumento de que a Netflix seria uma concorrente da TV paga, o que não é válido no país.

No documento constava a seguinte informação:

“É verdade que as plataformas de streaming conquistaram muitos clientes nos últimos anos, mas também é nítido que parcela relevante dos consumidores considera os serviços OTT como complementares à TV por assinatura – a Netflix, por exemplo, já foi capaz de conquistar 19 milhões de assinantes no Brasil sozinha”.

A Neo anexou o documento da própria plataforma de streaming, com o objetivo de basear o seu argumento sobre a Netflix, em uma manifestação de outro processo no Cade, que investigava o pagamento de bônus de volume para o mercado publicitário feito pela rede Globo.

Neste documento consta uma informação com uma versão privada da manifestação da Netflix, com dados que não poderiam ser divulgados publicamente. Como os números são de janeiro deste ano, certamente houve atualização até o presente mês.

Motivo da confidencialidade

O Cade recebe dois documentos quando a empresa é intimada a manifestar, uma versão pública como forma de transparência e outra versão restrita para as partes interessadas, motivo pelo qual causou tal discussão.

Segundo a Netflix, os números de assinantes não são revelados por estratégias da empresa. Entretanto, em setembro de 2019 o streaming comunicou que havia ultrapassado 10 milhões de assinantes no Brasil.

Round 6
Cena de Round 6 na Netflix (Reprodução)

Quando a Netflix foi fundada?

A franquia foi fundada em 1997, por Reed Hastings e Marc Randolph, iniciando com locações de filmes, depois passou a vender DVD’s pelos Correios. O modelo atual de negócio começou em 2007 oferecendo filmes, séries e documentários por streaming.

A Netflix chegou no Brasil em 2011, anunciando contratos de licença com diversos canais como Sony Pictures, ABC Television, TV Bandeirantes Telefe, Disney, Paramount, NBCUniversal, Dorimedia, Miramax, TeleMundo, Televisa, entre outros.

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