O segredo do sucesso de Smallville não foi Tom Welling

Série revolucionou forma de contar história do Superman.

Smallville surgiu em 2001 contando uma história de origem do Superman com reviravoltas significativas e de uma forma que ninguém havia contado até então.

Utilizando a ideia dos primeiros anos do Superman – que já havia sido explorado em vários quadrinhos anteriores – a série explorou a adolescência de Clark na cidade de mesmo nome muito tempo antes de ele assumir o manto.

A premissa funcionou principalmente pelo seu formato episódico, com Clark dando passos no processo de aprender a gerenciar seus poderes ao mesmo tempo em que começa a lidar com outros personagens ligados ao mito do Superman – vilões ou não.

Clark Kent (Tom Welling) em Smallville (Reprodução)
Clark Kent (Tom Welling) em Smallville (Reprodução)

Regras ousadas

Como a história do herói já havia sido explorada por diversas vezes e já era amplamente conhecida, Smallville consegui se destacar ao impor algumas regras bem curiosas.

Para começar, ele não utilizaria cueca por cima da calça e também não iria voar. Assim, Clark nunca foi visto no programa vestido da maneira tradicional do Superman ou sendo chamado assim.

O poder de voo do personagem, que é algo que o caracteriza, só foi utilizado no final da série.

Essas foram as escolhas mais ousadas da série que, ao renunciar aos elementos mais reconhecíveis do herói, conseguiu construir uma mitologia própria que a fez funcionar.

Cena de Smallville (Reprodução)
Cena de Smallville (Reprodução)

A regra de ‘sem calças justas, sem voos’ fez a série funcionar

Ao adotar o que considerava uma abordagem irreverente para um dos personagens mais lucrativos da DC até o momento, a série apostou em sua capacidade de contar uma história original interessante sem perder a popularidade do Superman.

Isso significava que, desde o início, Smallville foi forçado a se sustentar por seu próprio mérito, sem se beneficiar excessivamente do impulso que teria recebido do marketing de ser uma série do personagem.

Elenco de Smallville (Divulgação)

Os demais personagens também foram importantes

Por sua vez, tudo isso levou a caracterizações mais profundas e originais de vários outros personagens importantes, como foi com Lex Luthor, Lana Lang, os Kents e até mesmo os originais criados apenas para a própria atração.

Assim, o fato de não se confiar apenas no protagonista para contar suas histórias levou a uma narrativa mais atraente enquanto que as decisões de retrabalhar os principais elementos da história de origem do Superman para melhor servir ao enredo também foram uma decisão que acrescentou um tom de mistério à narrativa e ainda reduziu a necessidade de aderir a qualquer continuidade separada.

Smallville está disponível na HBO Max.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›