O que motivou Sam a entregar o escudo do Capitão América para Isaiah Bradley

No episódio mais recente de Falcão e o Soldado Invernal Sam Wilson surpreendeu a todos ao resolver entregar o escudo do Capitão América para Isaiah Bradley.

Numa cena emocionante, o Falcão diz ao super soldado que precisa entender melhor a história dele, como ele foi transformado, o que aconteceu com ele desde então e porque ele ficou oculto até agora.

Ao mesmo tempo que ele tentava entender melhor Bradley, Sam tentava se reconciliar com ele mesmo sobre a decisão que tomou no início de tudo, de não aceitar o escudo de seu amigo Steve Rogers por achar que não era digno.

Ele chegou a o momento em que ele precisará decidir se finalmente aceita o escudo de Capitão América e toda a bagagem quem junto com ele.

A existência de Isaiah Bradley deixou Sam perturbado, quando, no segundo episódio da série, Bucky Barnes o apresentou a ele como o único sobrevivente de um grupo de homens negros, que receberam uma variante do serum do super soldado, na década de 1950.

Bradley e Barnes chegaram a lutar um contra o outro na Guerra da Coréia, quando o super soldado esquecido chegou a danificar o braço de metal do Soldado Invernal.

Porém logo após a batalha, Isaiah foi aprisionado pelo Governo, que o manteve ocultado do mundo durante 30 anos, o expondo a experiências, para tentarem entender por que o sérum funcionou nele e não dos demais experimentos.

O Governo chegou a declarar o óbito de Isaiah Bradley, para mantê-lo escondido facilmente, e esconder a verdade sobre ele, sem correrem o risco de alguém procurar por ele.

Sam Wilson (Anthony Mackie) em Falcão e o Soldado Invernal (Reprodução / Disney+)
Sam Wilson (Anthony Mackie) em Falcão e o Soldado Invernal (Reprodução / Disney+)

Sam quis mostrar o escudo do Capitão América, que ele tirou de John Walker, para Isaiah, pensando que isso faria o super soldado esquecido querer divulgar para o mundo a sua história, porém Bradley preferiu se manter em silêncio, por medo do que o governo poderia fazer com ele.

O Falcão ainda tenta convencê-lo de que o mundo mudou e ele está seguro, mas Isaiah diz que já tentou fazer o certo uma vez e foi severamente punido, então, para deixar mais claro ele conta como resgatou prisioneiros de guerra negros trazendo-os de volta ao país, e acabou sendo castigado por isso.

Bradley chega a se negar a sequer olhar para o escudo do Capitão América, dizendo que aquelas estrelas e listras não significam nada para ele, e afirmando que não consegue acreditar que algum dia um homem negro teria permissão para se tornar o Capitão América.

O super soldado complementa seu pensamento dizendo que nenhum homem negro que se preze deveria sonhar em se tornar o Capitão América um dia, o que deixa Sam ainda mais confuso a que caminhar tomar.

Ele estaria certo em acreditar que o mundo mudou para melhor e que, sendo assim, o governo dos Estados Unidos estaria disposto a permitir que um homem negro fosse o Capitão América?

A escolha do Governo, feita anteriormente, em ter entregado o escudo do Capitão América a John Walker comprovaria a teoria da busca de um herói branco, loiro de olhos azuis.

Seria possível, diante do fracasso de Walker, que Sam enfim aceitasse o escudo e seu legado com todos os aspectos positivos e a verdade suja que vem com ele, provando a Bradley que ele está errado?

Não tem como prever, mas se Sam se tornasse o próximo Capitão América em Falcão e o Soldado Invernal, com certeza, ele daria um novo significado ao herói.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›