O que aconteceu com a Terra em Duna? O que os livros explicam

Denis Villeneuve adaptou a saga de ficção científica de Frank Herbert, Duna, para o cinema em 2021, transportando os espectadores para diversos planetas expansivos, como Caladan, Giedi Prime e Arrakis.

A trama segue a Casa Atreides em sua mudança de Caladan para Arrakis, onde devem assumir as operações de mineração de especiarias, desafiando a Casa Harkonnen, rivais feudais, e as intrigas do Imperador. Nesta semana, estreia no cinemas Duna: Parte Dois.

Contudo, os filmes não abordam o que aconteceu com o planeta, mas a resposta a essa pergunta pode estar nos livros de Frank Herbert.

A Terra tem uma história complicada em Duna

De acordo com o Collider, a saga original de Duna de Frank Herbert abrange seis romances e milhares de anos, continuada após sua morte por seu filho, Brian Herbert, e outros colaboradores.

O universo expandido de Duna agora inclui mais de 20 romances, oferecendo detalhes adicionais e explicações sobre os livros originais. A Enciclopédia Duna, compilada por diversos colaboradores, serve como referência para os romances. O “cânone” de Duna, incluindo a história da Terra, é debatido entre os fãs.

Cerca de 10.000 anos antes dos eventos de Duna, a Terra foi afetada pela Jihad Butleriana, uma guerra contra inteligência artificial. Após a Jihad, as máquinas pensantes foram proibidas, levando ao desenvolvimento de supercomputadores biológicos, como os “mentats”.

O que restou da Terra

No universo de Duna, todos os habitantes da Guilda Espacial são originários da Terra, que é considerada o berço da civilização para as pessoas espalhadas entre os planetas do sistema solar de Duna.

O Imperium opera de forma semelhante aos sistemas feudais da Terra, e a Casa Atreides traça sua linhagem até figuras históricas como Agamenon da Grécia Antiga.

A saga também faz referências à Terra através de personagens como Paul Atreides, que menciona figuras como Ghengis Khan, e Leto II, que pode reviver memórias da Terra, incluindo eventos históricos, músicas e batalhas.

Ao longo dos milhares de anos da saga, várias línguas da Terra são faladas em segredo, plantas nativas da Terra são cultivadas e animais híbridos são criados em planetas distantes.

Zendaya e Timothée Chalamet em Duna (Reprodução)
Zendaya e Timothée Chalamet em Duna (Reprodução / Warner Bros.)

O que exatamente aconteceu com a Terra

Duna se passa em 10.191 A.G. (After Guild), após o estabelecimento da Guilda Espacial. A Terra, atingida por um planetoide, quase foi destruída milhares de anos após a colonização do sistema solar por humanos e o controle pela Guilda.

Com a sede imperial movida da Terra, ela foi deixada de lado como uma Parque Nacional. As explicações sobre o destino da Terra variam entre a A Enciclopédia de Duna e os romances adicionais de Duna de Brian Herbert, com algumas inconsistências.

Nos romances originais de Frank Herbert, os Bene Gesserit retêm artefatos da “Terra Velha”, mas Leto II afirma que a Terra não existe mais. Em Chapterhouse, a Terra é referida como “sumida”. O que exatamente aconteceu com a Terra e por que desapareceu é um mistério no universo de Duna.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›