O que a história de O Exorcista quer dizer?

Filme tem mensagem mais profunda do que apenas possessão demoníaca

Um dos filmes de terror mais famosos e celebrados da história do cinema, O Exorcista tem um mar de simbolismo e significados ocultos em sua trama.

O filme de 1973 conta a história de Regan MacNeil, uma jovem que é possuída por um demônio depois de brincar com uma tábua Ouija e conhecer alguém que se apresentou como Capitão Howdy.

Cena de O Exorcista: (Reprodução)
Cena de O Exorcista: (Reprodução)

Chris MacNeil, mãe da menina, leva ela para uma porção de médicos quando vê que algo de errado está acontecendo, sem nenhum resultado. Desesperada, ela decide procurar ajuda da igreja, que envia dois padres para a sua casa para tentar exorcizar o demônio e salvar a vida da pobre garota.

Padre Merrin e Padre Karras descobrem que quem está no corpo de Regan é Pazuzu, um demônio poderoso da mitologia suméria. Depois de muito sofrimento e resistência, a menina é salva e a criatura exorcizada, mas não antes de acabar com os dois religiosos.

Linda Blair, que tinha apenas 14 anos na época, entregou uma performance como a menina possuída que ficou marcada na história do cinema, que até hoje é lembrada como um dos personagens mais icônicos do gênero.

Cena de O Exorcista: (Reprodução)
Cena de O Exorcista: (Reprodução)

Quais são os temas de O Exorcista?

Apesar de falar de fé e o paranormal em sua superfície, O Exorcista também é carregado de temas universais mais profundos, como o da família.

Regan e sua mãe não estavam em bons termos em seu relacionamento quando tudo acontece, por conta da separação de seus pais. A moral da história é a de que crianças não podem ficar sem a presença e amor de ambos os pais, com consequências terríveis.

Em vez de possessão demoníaca, uma criança sem presença paterna ou materna poderia, assim como no filme, ser manipulada por influências ruins e se perder de um caminho com uma vida normal e saudável.

Um pai ausente criou um vácuo na vida de Regan que sua mãe não seria capaz de preencher, e acabou sendo tomada por Pazuzu. Sem condições sozinha, a mãe precisou procurar os padres (FATHER, em inglês, assim como pai), para que juntos conseguissem trazer a menina novamente a si.

Embora a ideia de uma família composta de uma mãe e um pai exclusivamente eeteja ultrapassada, a moral principal do filme ainda fica: crianças precisam do amor, carinho, cuidado e atenção de sua família, seja ela mãe, pai, ou qualquer outro tipo de responsável legal.

O Exorcista está disponível para streaming através da HBO Max.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›