O Gambito da Rainha: saiba quem foram os personagens inspirados em pessoas reais

O Gambito da Rainha (Divulgação / Netflix)
O Gambito da Rainha (Divulgação / Netflix)

A Netflix estreou no último dia 23 de outubro uma das minisséries de maior sucesso de todos os tempos (em sua plataforma, claro). O Gambito da Rainha é uma minissérie de drama que conta com grandes personagens, além da sua protagonista, e alguns deles são inspirados em pessoas reais.

Para quem não sabe, a série é uma adaptação da obra literária de Walter Tevis. Walter escreveu o livro pouco tempo antes de morrer no ano de 1984.

A protagonista da história, Beth Harmon, que é uma jovem prodígio do xadrez, é completamente fictícia e foi escrita com base em experiências pessoais de Tevis.

Na trama, Beth tem o sonho de jogar xadrez com Vasily Borgov, também conhecido como “O Russo”, e é assim que Beth o chama nas duas obras, já que a adaptação é praticamente uma cópia completa do livro.

No entanto, embora, em O Gambito da Rainha, Beth seja uma personagem fictícia retratando as mulheres da época, o autor do livro baseou o personagem de Benny Watts em Bobby Fischer, um gênio prodígio do xadrez da vida real.

Da mesma forma, Vasily Borgov “O Russo” também foi inspirado pelo jogador de xadrez da vida real Boris Spassky, contra quem Bobby Fischer competiu em uma partida de 1972 no meio da Guerra Fria.

Em sua nota do autor para o livro, ele escreveu o seguinte:

“O magnífico xadrez dos grandes mestres Robert Fischer, Boris Spassky e Anatoly Karpov tem sido uma fonte de alegria para jogadores como eu há anos.”

Entretanto, devido ao fato de que a série da Netflix é uma obra de ficção, os seus criadores acharam melhor omitir os personagens baseados em Fisher e Karpov do elenco com a finalidade de evitar qualquer contradição do livro.

Apenas 28 dias após o lançamento de O Gambito da Rainha na Netflix, a minissérie alcançou mais de 62 milhões de visualizações na plataforma, tornando-se a minissérie mais assistida e de maior sucesso até hoje.

Um Psicólogo que estuda Medicina, ensina inglês, toca piano, ama escrever e tem um gato. =P


SIGA-NOS E VEJA MAIS