O Caso Celso Daniel | Entenda por que Lula não está no documentário

O Globoplay lançou na última quinta-feira (27) uma série documental sobre um dos casos mais intrigantes da história da política nacional. Em O Caso Celso Daniel muitas pessoas conhecidas do eleitorado brasileiro são ouvidas, mas um rosto fez falta entre os entrevistados: o de Luís Inácio Lula da Silva.

O documentário não explica muito bem a ausência do ex-presidente do Brasil entre as pessoas que relatam sua relação com Celso Daniel. Lula era uma figura muito próxima ao político e aparece em fotos e vídeos na série.

No final do primeiro capítulo, no entanto, a produção coloca o seguinte aviso:

“As pessoas abaixo listadas foram procuradas e optaram por não fornecer informações nem ter envolvimento com esta série audiovisual. Outras pessoas colaboraram com a série e optaram por não gravar entrevista. Cumprindo a boa prática jornalística, seus nomes não foram citados.”

Já em um comunicado para o Notícias da TV, os produtores da série falaram que a ausência de Lula no documentário seria motivada por “conflitos de agenda”:

“A participação do Zé Dirceu, da Miriam Belchior [ex-mulher de Celso Daniel] e do Gilberto Carvalho vem avalizada por ele [Lula]. Então, a gente fez as primeiras entrevistas com os representantes do Partido dos Trabalhadores e depois a gente usou essa boa relação e essa boa conexão de todas as entrevistas para que essas propostas trouxessem o Lula, mas a agenda infelizmente não deu certo. A gente filmou em um ano pandêmico. Além de um cuidado extremo com as prevenções, a gente teve muitos adiamentos de agenda, atrasos, é um planejamento que tem que correr de acordo com a segurança na pandemia. Então, infelizmente, a gente teve que lidar com essas situações todas”, diz Joana Henning, produtora de O Caso Celso Daniel.

Henning também acrescenta que quando a série começou a ser gravada o ex-presidente não estava no Brasil:

“Eu acho que a gente teve uma infelicidade que mistura pandemia com ano pré-eleitoral, nessa bagunça de pré-candidatos, e agenda. Porque, no momento que de fato a gente poderia gravar, ele estava em turnê na Europa. O Lula entra na Europa. O Lula entra na lista dos que não colaboraram porque de fato a colaboração dele está nas imagens de arquivo.”

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›