Uma nova ferramenta para medição de audiência está sendo lançado pela Kantar Ibope Media que irá trazer mais competividade entre os streamings, televisão e redes sociais. O Reino Unido já está utilizando e o Brasil inicia o uso em 2022.
Sem um nome oficial, o medidor irá projetar comparativos para séries on demand, programas de TV, conteúdos de outras plataformas e Tik Tok.
O Instituto informou que a ferramenta é uma atualização do Broadcasters’ Audience Research Board, ou Grupo de Pesquisa do Público de Emissoras (Barb).
O ranking irá englobar um ranking mensal dessa variedade de conteúdos de empresas que disponibilizam assinaturas, o que difere do equipamento utilizado atualmente para medir as audiências que classifica concorrentes de categorias iguais como as emissoras de televisão aberta.
Um exemplo é o comparativo do mês de outubro no Reino Unido. O programa mais assistido pela população foi Strictly Come Dancing, um reality show parecido com o Dança dos Famosos no Brasil. O programa reuniu mais de 10 milhões de telespectadores para o canal BBC no dia 30 de outubro.
Em segundo lugar no país ficou The Greatest British Bake Off, do Channel 4, que atraiu mais de 8 milhões de pessoas no dia 21 de outubro.
Presidente da empresa explica detalhes do intuito real da nova ferramenta
A ferramenta da Kantar Ibope Media, segundo o CEO da empresa, Antônio Wanderley, é uma ampliação do que já existe para a TV. Com o objetivo de colocar conteúdos distintos consumidos lado a lado, é uma forma de unir os players na mesma base de métricas.
“Essa medição é fruto da combinação de diferentes técnicas de coletas de dados com uma equipe de cientistas da medição para equalizar todos os dados fornecidos. De tecnologia, nós temos o peoplemeter, que faz o reconhecimento de áudio igual ao utilizado no Brasil, depois o focalmeter, que também é um hardware de propriedade intelectual da Kantar Ibope Media, por meio do qual conseguimos medir todo o fluxo da internet da casa, seja qual for o dispositivo que esteja sendo utilizado”, explica.
Segundo Wanderley, a empresa tem trabalhado para trazer a ferramenta para o Brasil no próximo ano.
“Essa métrica vai ajudar o anunciante a entender o real alcance das suas campanhas publicitárias. Porque hoje um anunciante faz uma campanha e coloca na televisão, depois pode colocar em um serviço de streaming, e ele não sabe o quanto dessa verba está gerando retorno ou em que momento essa combinação vai funcionar”, declara o SEO.
O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.
Sou a Raio de Luar, mineira, jornalista, especializada em marketing e fotógrafa.
Apaixonada pela escrita, por livros, filmes, séries e por tudo que a arte pode nos proporcionar.