Nova ferramenta para medição de audiência dos streamings deve chegar no Brasil em 2022

Uma nova ferramenta para medição de audiência está sendo lançado pela Kantar Ibope Media que irá trazer mais competividade entre os streamings, televisão e redes sociais. O Reino Unido já está utilizando e o Brasil inicia o uso em 2022.

Sem um nome oficial, o medidor irá projetar comparativos para séries on demand, programas de TV, conteúdos de outras plataformas e Tik Tok.

O Instituto informou que a ferramenta é uma atualização do Broadcasters’ Audience Research Board, ou Grupo de Pesquisa do Público de Emissoras (Barb).

O ranking irá englobar um ranking mensal dessa variedade de conteúdos de empresas que disponibilizam assinaturas, o que difere do equipamento utilizado atualmente para medir as audiências que classifica concorrentes de categorias iguais como as emissoras de televisão aberta.

Um exemplo é o comparativo do mês de outubro no Reino Unido. O programa mais assistido pela população foi Strictly Come Dancing, um reality show parecido com o Dança dos Famosos no Brasil. O programa reuniu mais de 10 milhões de telespectadores para o canal BBC no dia 30 de outubro.

Em segundo lugar no país ficou The Greatest British Bake Off, do Channel 4, que atraiu mais de 8 milhões de pessoas no dia 21 de outubro.

Presidente da empresa explica detalhes do intuito real da nova ferramenta

A ferramenta da Kantar Ibope Media, segundo o CEO da empresa, Antônio Wanderley, é uma ampliação do que já existe para a TV. Com o objetivo de colocar conteúdos distintos consumidos lado a lado, é uma forma de unir os players na mesma base de métricas.

“Essa medição é fruto da combinação de diferentes técnicas de coletas de dados com uma equipe de cientistas da medição para equalizar todos os dados fornecidos. De tecnologia, nós temos o peoplemeter, que faz o reconhecimento de áudio igual ao utilizado no Brasil, depois o focalmeter, que também é um hardware de propriedade intelectual da Kantar Ibope Media, por meio do qual conseguimos medir todo o fluxo da internet da casa, seja qual for o dispositivo que esteja sendo utilizado”, explica.

Segundo Wanderley, a empresa tem trabalhado para trazer a ferramenta para o Brasil no próximo ano.

“Essa métrica vai ajudar o anunciante a entender o real alcance das suas campanhas publicitárias. Porque hoje um anunciante faz uma campanha e coloca na televisão, depois pode colocar em um serviço de streaming, e ele não sabe o quanto dessa verba está gerando retorno ou em que momento essa combinação vai funcionar”, declara o SEO.

Logotipo de várias plataformas

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