Neville Longbottom se destacou na saga Harry Potter por ser um menino desajeitado, esquecido e atrapalhado com seus feitiços.
Entretanto, além de ter um coração de ouro, o menino também era bastante poderoso e corajoso.
Ele foi fundamental nos momentos finais da história, principalmente na hora de salvar Hogwarts da destruição, quando enfrentou Voldemort e ainda decapitou sua horcrux, Nagini.
Por isso, muitos fãs começaram a se questionar se ele realmente não tinha habilidades ou se o problema é que não tinha materiais certos para ser um bom bruxo.
Teoria: Neville não era desajeitado, ele tinha a varinha errada
Como todo mundo já deve estar familiarizado, no universo de Harry Potter, um bruxo não escolhe sua varinha, mas é a varinha que escolhe o bruxo.
Isso é algo que tanto os livros quantos os filmes mostraram aos leitores e espectadores, principalmente quando Harry vai comprar sua varinha e acaba sendo escolhido por uma especial, ‘gêmea’ da varinha de Voldemort.
Essa é uma espécie de ‘lei’ que faz parte do universo mágico e não se sabe explicar bem o motivo, como revela Olivaras.
Entretanto, Neville Longbottom usou a varinha de seu pai por anos, e isso levou muitos fãs a acreditarem que essa seria a razão pela qual ele sempre teve tantos problemas com feitiços durantes seus primeiros anos em Hogwarts.
Como a varinha não era dele e ele não tinha nenhuma ligação com ela, sua magia ficava toda desorganizada e seus poderes eram desperdiçados.
Uma prova de que Neville era um bruxo talentoso é que ele sempre se destacou em outras áreas que não exigiam o uso da varinha, como era o caso das poções e da Herbologia.

Mais provas de que a teoria tem sentido
Durante os eventos de Harry Potter e a Ordem da Fênix, a varinha de Neville acabou se partindo, o que o levou a comprar outra, uma varinha que realmente o escolheu, como tem que ser.
Depois disso, suas habilidades melhoraram e, com isso, sua confiança também. Isso foi a combinação perfeita para um garoto que vivia sob a sombra de seu pai e não recebia o apoio que precisava daqueles ao seu redor.
Isso também é algo que explica por que a profecia da professora Sibila Trelawney estava correta ao apresentar Harry e Neville como iguais: um é realmente tão talentoso quanto o outro, porém, em áreas diferentes.
Essa teoria dos fãs de Harry Potter não foi nem confirmada e nem negada pela autora J. K. Rowling, mas oferece uma explicação crível sobre os talentos de Neville e parte da profecia.
O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Um Psicólogo que estuda Medicina, ensina inglês, toca piano, ama escrever e tem um gato. Atuo como redator especializado em assuntos da cultura pop como filmes, séries de TV e streaming, animes e variedades relacionadas.