Para combater compartilhamento de senhas, Netflix vai bloquear usuário fora de casa

Empresa quer evitar que uma mesma conta seja usada em várias residências

Mesmo com vários perfis em uma mesma conta, a Netflix quer impedir que assinantes compartilhem suas contas com pessoas que não morem na mesma casa. A empresa revelou os primeiros detalhes sobre o combate de compartilhamento de senha e como tudo acontecerá na prática.

De acordo com o site O Globo, a Netflix anunciou as medidas anti-compartihamento de senha nesta quarta-feira (01) e até o momento elas valerão apenas para os Estados Unidos.

A empresa definiu que apenas as pessoas que moram juntas em uma única casa podem usar a conta a partir de uma mesma rede de Wi-Fi. Para isso, ela vai deslogar os usuários e pedir que eles loguem novamente a cada 31 dias, na mesma rede para serem definidos como confiáveis.

Caso um dos usuários acesse a conta em outra rede de Wi-Fi, um pedido de verificação será feito para o dono da conta. A empresa explicou:

“Quando um dispositivo fora do seu Wi-Fi (ou geolocalização) faz login em uma conta ou é usado continuamente, podemos solicitar que você [dono da conta] verifique esse dispositivo antes que ele possa abrir a Netflix ou podemos exigir que ele entre na rede Wi-Fi principal. Fazemos isso para confirmar que o dispositivo que usa a conta está autorizado a fazê-lo”.

Um código chegará no e-mail do dono da conta, que abrirá um link onde este deve colocar um código de quatro dígitos, que vai aparecer para quem estiver tentando acessar. O código ficará disponível por 15 minutos, caso expire, um novo código será enviado. Se a verificação tiver sucesso, o dispositivo pode ser usado normalmente. Esta verificação será feita periodicamente. A Netflix alertou:

“Se o assinante suspeitar de uso não autorizado de sua conta, recomendamos que redefina sua senha imediatamente. Você também pode sair de todos os dispositivos conectados a ela”.

A verificação não será necessária em dispositivos que já compartilham a Internet da residência.

Como acessar a conta do celular fora de casa ou em uma viagem?

Logo da Netflix (Divulgação)

A grande dúvida que surgiu era justamente sobre o acesso mobile, ou mesmo de pessoas que usam equipamentos logados fora de sua residência, mesmo em viagens.

“Se você estiver ausente da residência Netflix por um longo período de tempo, poderá ser solicitado a verificar seu dispositivo [no mesmo método informado acima]. Pedimos que você verifique se o dispositivo que está usando a conta está autorizado a fazê-lo”.

A verificação dos dispositivos fora da residência se dará através de informações como endereços de IP ou IDs de dispositivos que identifique que os dispositivos são acessados por pessoas que realmente moram na mesma residência, caso contrário o usuário será bloqueado.

Também será possíve informar à Netflix que o usuário está em viagem, e pedir um acesso temporário que pode durar a sete dias, correndo o risco de a companhia negar o pedido.

Sobre a quantidade de pessoas que podem acessar ao um perfil, continua valendo a regra de cada plano contratado. Até o momento não se sabe quando ou se a verificação de dispositivos passará a valer no Brasil.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›