Netflix surpreende com sua versão de Pinóquio e ‘detona’ Disney no Rotten Tomatoes

Versão de Guillermo del Toro é aclamada pela crítica e pelo público

A Netflix e a Disney decidiram lançar suas próprias versões de Pinóquio com apenas alguns meses de diferença e receberam pontuações drasticamente diferentes no Rotten Tomatoes.

Enquanto o filme live-action da Disney foi dirigido por Robert Zemeckis, a versão da Netflix foi comandada pelo renomado Guillermo del Toro e é uma criação em stop-motion que coloca o bonequinho de madeira no mundo da Itália dos anos 1930, durante a ascensão do fascismo.

Ambos filmes ostentam um elenco repleto de estrelas, porém, a resposta da crítica e do público foi completamente diferente.

Pinóquio (Benjamin Evan Ainsworth) em Pinóquio (Reprodução / Disney+)
Pinóquio (Benjamin Evan Ainsworth) em Pinóquio (Reprodução / Disney+)

O Pinóquio de Guillermo del Toro supera a versão live-action da Disney em todos os sentidos, de acordo com o Rotten Tomatoes

Com uma pontuação quase perfeita de 97% no Rotten Tomatoes, a versão de Del Toro supera a pontuação de 28% da versão do Disney+ em 69 pontos.

Quando se trata da avaliação do público, a disparidade permanece tão grande quanto.

O público deu à versão Guillermo del Toro uma pontuação de 89% até agora, enquanto a versão de Zemeckis recebeu apenas 29%, 60 pontos a menos.

Como o Pinóquio da Netflix tem apenas algumas poucas críticas enviadas pelo público até o momento, pode ser que essa pontuação mude um pouco, mas é improvável que caia tanto ao ponto de se igualar ao fiasco que foi o filme da Disney na visão do público.

Cena de Pinóquio de Guillermo del Toro (Divulgação Netflix)
Cena de Pinóquio de Guillermo del Toro (Divulgação / Netflix)

 

Mas por que a versão Netflix superou tanto o filme da Disney?

As pontuações do Rotten Tomatoes são simplesmente um reflexo da porcentagem de críticas de um filme que são classificadas como positivas.

Tanto Del Toro quanto Zemeckis são cineastas talentosos e os dois filmes foram feitos por equipes competentes, mas a disparidade pode se resumir à abordagem.

Se, por um lado, os remakes live-action dos clássicos animados da Disney costumam ser criticados por se aproximarem demais da versão animada, Pinóquio não fugiu à regra.

Pinóquio e Grilo Falante em Pinóquio (Reprodução / Disney)
Pinóquio e Grilo Falante em Pinóquio (Reprodução / Disney)

Enquanto isso, a abordagem de Del Toro é uma mudança significativa até mesmo em relação ao material original, dando ao público uma nova visão de um conto familiar, adicionando camadas de conteúdo político e emocional à história.

De todo modo, no fim das contas, é preciso lembrar que avaliações são sempre subjetivas e que a pontuação em si não é um parâmetro para definir como cada espectador se sentirá em relação ao filme, já que há muitas pessoas que não se importam com críticas ou com números, mas sim com a obra em si.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›