A Netflix se mostrou animada após as declarações do CEO da Disney sobre reduzir o período em que os filmes saem do cinema e vão para o streaming ou plataformas digitais, mesmo após a crise da pandemia da COVID-19.
O diretor de produtos da Netflix, Greg Peters, vê a mudança como algo positivo:
“Nós estamos entusiasmados para ver a mudança e talvez ativar mais opções de entretenimento para nós e para todo mundo. Estou otimista. Estou ainda mais otimista porque é o que o consumidor quer. É difícil segurar uma tendência por muito tempo. E acho que é para onde as coisas vão agora.”
O site americano The Wrap lembra que essa transição das telonas para o streaming costuma levar cerca de 90 dias. Antes da decisão da Disney, a Paramount Pictures já havia divulgado que encurtaria esse tempo para 45 dias.
O executivo da Disney, Bob Chapek, declarou ao Deadline que o público espera o lançamento dos blockbusters com muito mais velocidade nos streamings, plataformas on-demand ou home vídeo e que eles “não terão mais tanta tolerância entre um título sair do cinema e ficar fora por meses pegando poeira”:
“O consumidor possivelmente está mais impaciente do que nunca. Particularmente, eles tiveram o luxo de ter (e aproveitar) grandes lançamentos disponíveis em casa, por mais de um ano. Então, acho que isso não tem volta. Mas, nós certamente não queremos cortar a exibição nos cinemas.”
Ao longo de 2020, o estúdio também adotou a estratégia de lançar produções exclusivamente em seu serviço de streaming, o Disney+. A Dama e o Vagabundo, Mulan e Soul, são alguns dos filmes que participaram desse modelo de estreia.
A verdade é que, os estúdios estão apostando cada vez mais em plataformas próprias, como o Disney+, a Paramount+ e o HBO Max, da Warner Bros. Diante dessa mudança, as tradicionais (e mais antigas) Netflix e Amazon Prime Vídeo terão a necessidade de investir cada vez mais em conteúdos originais.
O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.
Formado em Criação e Produção Audiovisual. Frequentador assíduo das salas de cinemas e também colecionador há anos de filmes em DVD e Bluray. Atuei como produtor e editor do SBT e na redação de blogs e sites em geral. Atualmente, atuo como redator do ePipoca.