Netflix não estará no Festival de Cannes que vai acontecer em 2022

Recentemente, a gigante do streaming assinou um contrato com algumas organizações cinematográficas da França, pelo direito de produzir filmes que serão lançados nas salas de cinema francesas. No entanto, ainda não é esse ano que a plataforma vai estar representada no tapete vermelho do Festival de Cannes, que vai acontecer no dia 17 de maio.

Uma fonte anônima, que tem informações privilegiadas dentro da empresa, revelou que a Netflix não pretende estar na 75ª edição do evento. Dessa forma, a expectativa para que filmes como Blonde, do diretor Andrew Dominik, fossem exibidos, não vai mais existir.

Ana de Armas em Blonde (Reprodução/Netflix)

O cineasta já havia declarado que esperava que o seu drama biográfico, protagonizado pela atriz Ana de Armas (007 – Sem Tempo para Morrer), fosse exibido no festival. Porém, uma das regras para a exibição, exige que as produções tenham passado pela telona antes de ir para o digital.

Thierry Fremaux, que é o responsável pelo evento em Cannes, revelou que também é amigo pessoal de Ted Sarandos, o co-CEO e CCO da plataforma, e que tentou convencê-lo a retornar fora da mostra competitiva em 2020, com o filme Destacamento Blood, de Spike Lee.

Porém, devido a pandemia, o evento físico foi cancelado, fazendo com que o plano não desse certo na ocasião.

Última participação da plataforma foi em 2017

Com o filme de Bong Joon-ho, Okja, e Os Meyerowitz: Família Não Se Escolhe, de Noah Baumbach, a Netflix rompeu com o tradicionalismo do festival, que se mostrou disposto a aderir as renovações digitais.

No entanto, os exibidores franceses não reagiram bem a sua chegada, organizando um protesto que resultou na mudança de regras da cerimônia. Na época, eles explicaram a decisão através de um comunicado oficial, que começou a valer no ano de 2018.

‘’Após consulta com os Membros do Conselho, o Festival de Cannes decidiu adaptar suas regras para esta situação até agora despercebida: qualquer filme que desejar participar da Competição em Cannes terá que se comprometer a ser distribuído nos cinemas da França.”, dizia a nota.

Já no Festival de Veneza, na Itália, a empresa não encontrou problemas para exibir os seus filmes nos últimos anos. Em 2021, ela esteve presente com os filmes A Mão de Deus, de Paolo Sorrentino, que está sendo indicado ao Oscar como Melhor Filme Estrangeiro, e o faroeste Ataque dos Cães, do diretor Jane Campion, que também vai estar na premiação, com doze indicações; entre elas a de Melhor Filme e Melhor ator, com Benedict Cumberbatch.

A cerimônia acontece no dia 27 de março.

Benedict Cumberbatch em Ataque dos Cães (Reprodução)
Benedict Cumberbatch em Ataque dos Cães (Reprodução/Netflix)

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›