Napo: filme brasileiro que já rodou o mundo é disponibilizado no YouTube

Napo, o curta-metragem brasileiro que já passou por mais de 60 países, irá ser disponibilizado gratuitamente no YouTube. O curta é uma animação direcionada a crianças e adultos.

O filme vai estrear no dia da animação, 28 de outubro, às 20 horas. A trama do curta acompanha Napo, um senhor idoso que vai morar com sua filha Lenita e seu neto João depois que seu Alzheimer se agrava.

Pouco a pouco, a doença o faz esquecer aqueles que conviveram com ele, inclusive sua família. Napo não reconhece nem mesmo seu neto João ao primeiro contato com ele.

O garoto não se conforma e encontra um jeito de criar lembranças novas para seu avô. João se esbarra em um álbum de fotografias antigas e sua imaginação faz com que deixe as imagens o guiarem. Assim, transforma as memórias do seu avô em desenhos que moldam sua relação.

De acordo com o site Poltrona Nerd, esta é uma história de lembranças e construções de memória.

O trailer de Napo foi lançado em agosto de 2020 mostra que a animação se passa na década de 1990, confira:

Ao fazer os desenhos no verso das fotografias do álbum de seu avô fantasiando o desenvolvimento da história por trás das fotografias, João consegue ajudar seu avô a encontrar as memórias do passado e reconhecer sua filha e seu neto.

Napo (Divulgação)

O longa foi finalista no festival LA Shorts 2020, um dos mais importantes de curtas no mundo, e circulou por mais de 60 festivais: Xangai, Atlanta, Santa Monica, San Jose, Moscou, Chicago e Lago, etc.

O diretor de Napo, Gustavo Ribeiro, declarou que ter o primeiro projeto de sua produtora reconhecido internacionalmente é um motivo de grande orgulho. O cineasta encontrou com a animação também uma forma de homenagear seu avô e tantos outros avós que foram embora durante a pandemia de Covid-19.

“Neste filme, desenvolvemos um novo olhar sobre a vida de uma pessoa que sofre com a doença de Alzheimer, mostrando a importância da relação de afeto familiar para o bem-estar do paciente. Mas, no fim, virou também uma grande homenagem a todos os avós, que, em muitas casas brasileiras, são parte essencial do dia a dia e da criação dos netos”, disse o diretor.

Além da direção de Napo, Gustavo Ribeiro foi responsável pelo roteiro do curta junto a Gabriela Antonia Rosa. A produção é de Thais Peixe e Gustavo Ribeiro. Direção de arte de Giovani Kososki e Rayner Alencar. Trilha sonora de Francisco Okabe.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›