Não Olhe Para Cima l Físicos respondem se cometa na vida real poderia ser destruído

publicidade

O filme Don’t Look Up (Não Olhe Para Cima), lançou em dezembro de 2021 na Netlfix e causou grande repercussão ao abordar sobre dois astrônomos que descobrem que um cometa está prestes a destruir a Terra.

Entretanto, no longa-metragem não é possível impedir a catástrofe, por questões políticas e econômicas. Dois físicos da Universidade de Califórnia comparam a obra de ficção científica com a vida real.São eles Alexander Cohen e Philip, que disseram que, diferente do filme, seria teoricamente possível salvar o planeta.

publicidade

“Para o caso extremo de um aviso de 6 meses do impacto de um asteroide ou cometa de 10 km de diâmetro, a humanidade poderia, em teoria, se defender com uma série de penetradores nucleares lançados 5 meses antes do impacto e uma interceptação um mês antes do impacto. Embora os números possam parecer assustadores, não está fora do campo de possibilidade, mesmo neste ponto do desenvolvimento tecnológico humano,” escreveram os físicos no artigo.

A dupla de profissionais publicou um artigo com o nome Don’t Forget to Look Up (Não Esqueça de Olhar para Cima) para explicar a teoria e, conforme noticiado pela CBS, eles afirmam que um cometa de 10 km de diâmetro poderia der destruído com explosivos nucleares. Tudo isso ia depender do fator tempo, meses seriam necessários para preparar o lançamento de foguetes com explosivos nucleares que penetrassem na crosta do cometa.

“Se você me perguntar, estou preocupado com isso? Claro que não. Tenho coisas melhores com que me preocupar. Mas eu estava curioso, do ponto de vista físico, é possível, dada a quantidade de energia que você precisa. A resposta é sim, é possível. É algo que nós podemos fazer hoje? Não, porque não planejamos com antecedência”, respondeu o físico Philip, quando questionado pela emissora se havia alguma preocupação por parte dele com alguma vinda inesperada de algum cometa em direção a Terra.

Cena de Não Olhe para Cima (Reprodução / Netflix)
Cena de Não Olhe para Cima (Reprodução / Netflix)

Don’t Look Up foi um sucesso no streaming e trouxe comparações com os dias atuais

Don’t Look Up teve como protagonistas Leonardo DiCaprio, Jennifer Lawrence, com o papel dos astrônomos, Jonah Hill, Meryl Stree; como assessor da presidência e presidente dos Estados Unidos, entre outros atores. O filme mostra de forma sarcástica como um problema de alterações climáticas não foi resolvido, envolvendo interesses políticos, empresas privadas bilionárias interessadas em lucro e repercussão da mídia em meio a esse processo catastrófico.

publicidade

“Dois astrônomos medíocres descobrem que em poucos meses um meteorito destruirá o planeta Terra. A partir desse momento, eles devem alertar a humanidade por meio da imprensa sobre o perigo que se aproxima”, informações da sinopse oficial

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›