Morte de diretora impulsiona petição que bane armas reais em sets de filmagem

Quase 25 mil assinaturas já figuram a petição que exige o banimento de armas de verdade em sets de filmagem. O movimento surgiu em resposta ao trágico acidente que tirou a vida da diretora de fotografia Halyna Hutchins durante as gravações do filme de faroeste Rust, conforme explica o site Deadline.

A petição foi criada na última sexta-feira (22), no site Change.Org, pelo cineasta Bandar Albuliwi. No momento desta reportagem, mais de 24,5 mil pessoas já haviam assinado.

Petição da Change.Org pede banimento de armas de fogo reais em sets de filmagem (Reprodução)
Petição da Change.Org pede banimento de armas de fogo reais em sets de filmagem (Reprodução)

O cineasta lembra de outras tragédias semelhantes que já ocorreram, como o ator Brandon Lee nos anos 90. Ele também exige o apoio de Alec Baldwin, envolvido no acidente, e seu poder e influência na indústria para impulsionar esta ideia e transformá-la em uma regulação concreta:

“Nós precisamos nos assegurar que esta tragédia que poderia ter sido evitada nunca aconteça de novo. Não existe desculpa para algo assim acontecer em pleno século 21. Armas de fogo de verdade não são mais necessárias em sets de produção de filmes. Isso aqui não é o início dos anos 90, quando o Brandon Lee foi morto da mesma maneira. Mudanças precisam acontecer antes que mais vidas talentosas sejam perdidas. Por favor assine esta petição e exija que Alec Baldwin use seu poder e influência na indústria cinematográfica de Hollywood e faça uma mudança banindo armas reais nos sets de filmes.”

Políticos e membros da indústria se manifestaram a favor da iniciativa

Dave Cortese, senador do estado da Califórnia, fez pronunciamento oficial após o ocorrido, demonstrando apoio à causa e anunciando seu envolvimento direto na criação e promulgação de uma lei que regule o uso de armas em filmes:

“Existe uma necessidade urgente de endereçar os abusos alarmantes no trabalho e as violações de segurança que estão acontecendo em sets de produções de cinema, incluindo condições de alto risco desnecessárias como o uso de armas de fogo verdadeiras… Eu tenho a intenção de introduzir uma legislação que irá banir munição de verdade em sets na Califórnia para prevenir este tipo de violência sem sentido e perda de vidas.”

Desde o incidente, vários diretores e showrunners de programas de TV também se manifestaram a respeito do assunto. A série policial da ABC, The Rookie, baniu armas nos sets no dia seguinte ao ocorrido. Eric Kripke, no comando de The Boys, do Amazon Prime Video, também disse que “nunca mais existirão armas com balas nem de festim em meus sets”.

Assine a petição você também, clicando AQUI.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›