Por que Michelle Yeoh está fazendo história no Oscar

Yeoh também é conhecida por O Tigre e o Dragão, Além da Liberdade e Podres de Ricos

Michelle Yeoh acaba de fazer história através de Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo ao ser a primeira atriz auto-identificada asiática indicada à categoria de Melhor Atriz no Oscar. Mas Yoeh não está sozinha, outros atores asiáticos também receberam indicações ao Oscar deste ano.

Stephanie Hsu e Ke Huy Quan, também de Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo receberam indicações respectivamente por Melhor Atriz e Ator Coadjuvante. Hong Chau, de A Baleia, recebeu indicação de Melhor Atriz Coadjuvante.

Ao todo, Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo recebeu 11 indicações no Oscar 2023, incluindo o de Melhor Filme. O filme tem direção de Daniel KwanDaniel Scheinert, que concorrem ao prêmio de Melhor Direção.

O longa metragem conta a história de uma dona de lavanderia que se torna a única pessoa capaz de evitar um o fim do multiverso. Ao mesmo tempo, ela aprende a lidar melhor com sua filha e com todos ao seu redor.

Graças a Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, Yeoh ganhou o prêmios de Melhor Atriz no National Board of Review, e Melhor Atriz de Comédia ou Musical no Globo de Ouro.

A 95ª edição do Oscar acontece no dia 12 de março. Confira a lista completa de indicados aqui.

Michelle Yeoh comemora indicação ao Oscar

Michelle Yeoh como Evelyn Wang em Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo (Reprodução / A24)
Michelle Yeoh como Evelyn Wang em Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo (Reprodução / A24)

Em uma entrevista The Hollywood Reporter, Michelle Yeoh se abriu a respeito sobre o motivo de Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo recebeu tantas indicações ao Oscar.

“Somos um pequeno filme que tem um coração tão grande, amoroso e pulsante com o qual tantas pessoas se identificam. E acho que essa é a razão pela qual estamos aqui hoje com todas essas indicações, porque estamos recebendo uma demonstração de amor – tem sido um processo de cura. Não apenas no filme, mas [para] nosso público também, enquanto eles caminham pela jornada com essa mulher louca chamada Evelyn Wong.”

A atriz ainda comentou sobre o apoio que recebeu de outros atores asiático e como essa indicação ajudará na visibilidade desses atores. Yeoh confessou que ficou apreensiva com a possibilidade de não ser indicada ao Oscar.

“Estou feliz por ter sido indicada. Caso contrário, inferno, cara, eu não saberia o que fazer. Quando eles estavam chamando os nomes, eu pensei ‘Se eles não chamarem meu nome, o que vou dizer para as pessoas que acreditaram tanto em mim?’ Tem sido meu pesadelo nos últimos dois dias, porque pode acontecer né? Como vou sair por aquela porta? E todos esses rostos asiáticos desapontados olhando: ‘Por que você não fez isso por nós?’”

Segundo o THR, Merle Oberon, de The Dark Angel (1936), pode ser considerada a primeira asiática indicada ao Oscar de Melhor Atriz. Contudo, ela negou sua herança asiática para se passar por branca. Assim, Yeoh é a primeira atriz que se identifica com asiática a receber tal indicação no Oscar.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›