No próximo dia 20 de novembro é celebrado o Dia da Consciência Negra, data escolhida para homenagear a morte do grande líder do Quilombo dos Palmares, conhecido como Zumbi dos Palmares.
Ao longo das décadas, diversas produções foram desenvolvidas com esse contexto racial e histórico. Um dos grandes lançamentos no cinemas é Pantera Negra: Wakanda Pra Sempre.
O longa da Marvel estreou nesta quinta-feira (10) e faz uma homenagem ao ator Chadwick Boseman, que morreu em 2020, vítima de câncer de cólon.
A história original do personagem mostra os acontecimentos da morte do rei T’Chaka (John Kani). Depois disso, o príncipe T’Challa (Chadwick Boseman) retorna a Wakanda para a cerimônia de coroação detalhando a cultura africana.
Confira mais 6 filmes para assistir no mês da Consciência Negra
Moonlight: Sob a Luz do Luar (2016)
O longa-metragem dirigido por Barry Jenkins conta história de Chiron (Ashton Sanders), um jovem negro que mora em uma violenta comunidade em Miami. A produção retrata a infância do protagonista e os bullyings que sofreu, sua crise na adolescência e seus desafios de propostas na vida do crime.
Infiltrado na Klan (2018)
O longa se passa em 1978 e mostra Ron Stallworth, interpretado por John David Washington, um policial negro do Colorado que consegue se infiltrar na Ku Klux Klan local.
Ele se comunicava com os outros membros por meio de telefonemas e cartas e quando precisava estar fisicamente, enviava outro policial branco no seu lugar.
Depois de meses de investigação, Ron se tornou o líder da seita, sendo responsável por sabotar uma série de linchamentos e outros crimes de ódio organizado pelos racistas.
Um Limite Entre Nós (2016)
Dirigido por Denzel Washington, Um Limite Entre Nós foi o último filme gravado por Chadwick Boseman (Pantera Negra), contando também com a participação de Viola Davis.
Ambientado nos anos 1950, o personagem Troy Maxson (Denzel Washington) mora com a esposa Rose (Viola Davis), e o filho mais novo, Cory (Jovan Adepo). Ele trabalha recolhendo lixo e quer subir de cargo como motorista do caminhão.
O sonho de Troy é se tornar um jogador profissional de baseball, mas por se negro encontra dificuldades em atingir este objetivo.
Ó, Pai, Ó (2007)
Um filme brasileiro de 2007, com Lázaro Ramos, Wagner Moura e Dira Paes. Dirigido por Monique Gardenberg, o longa é uma comédia musical que se passa em um cortiço do centro histórico do Pelourinho, em Salvador e a paixão pelo Carnaval na região.
Entretanto, Dona Joana fica incomodada com a farra dos condôminos e para castigá-los ela corta o fornecimento de água do prédio. A trama mostra os problemas e segredos surpreendentes dos personagens envolvidos.
A Mulher Rei (2022)
Lançado em setembro deste ano, A Mulher Rei é protagonizado pela estrela Viola Davis e conta a história a personagem Nanisca, uma comandante de um exército composto apenas por mulheres, que luta em combate aos colonizadores franceses, tribos rivais e contra a escravidão.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Sou a Raio de Luar, mineira, jornalista, especializada em marketing e fotógrafa.
Apaixonada pela escrita, por livros, filmes, séries e por tudo que a arte pode nos proporcionar.